O emblemático Estádio Olímpico de Pequim, mais conhecido como "Ninho de Pássaro", foi declarado neste sábado (28) "totalmente operacional", o que faz com que as 37 sedes olímpicas já estejam prontas para receber as competições dos Jogos, que começam no dia 8 de agosto.
"O Ninho de Pássaro é a última sede olímpica finalizada, mas é também a melhor", disse Tan Xiaochuan, diretor do projeto, citado pela agência estatal Xinhua.
O estádio, que acolherá as cerimônias de inauguração e encerramento dos Jogos Olímpicos de Pequim, além das provas de atletismo e a final do futebol, já tinha sido inaugurado em abril, com uma competição internacional de marcha.
Leia mais:
Algoz da seleção, Mireya Luis se torna amiga de rivais brasileiras e as chama para Cuba
Brasil perde para a Sérvia e fica com o vice no Mundial de vôlei feminino
Falavigna retorna de Hamburgo com medalha de prata
O meia-de-rede Rodrigão deve ter alta a qualquer momento
Idealizado pelo chinês Ai Weiwei e os famosos arquitetos suíços Herzog & de Meuron, o "Ninho de Pássaro", que custou oficialmente US$ 500 milhões, foi a única sede olímpica cuja construção atrasou, pois em princípio a conclusão das obras estava prevista para o fim de 2007.
O apelido "Ninho de Pássaro" surgiu em função de suas estruturas expostas de ferro e aço, que se cruzam e entrelaçam, criando um formato semelhante a um ninho.