Vôlei

Em jogo tenso, Brasil é derrotado pela Rússia por 3 a 1

31 dez 1969 às 21:33

O Ginásio da Capital de Pequim recebeu nesta quinta-feira (14), um clássico do voleibol mundial. Em 2h07 de partida, Brasil e Rússia duelaram ponto a ponto pelas primeiras colocações do grupo B do torneio olímpico. Errando muitos contra-ataques, a seleção brasileira foi derrotada de virada por 3 a 1 (25/22, 24/26, 29/31 e 19/25). Com o resultado e a vitória da Polônia sobre a Sérvia na partida subseqüente, a equipe brasileira encontra-se na terceira posição no grupo. O Brasil soma cinco pontos, com duas vitórias e uma derrota.

O Brasil entrou em quadra com a mesma formação da partida anterior, com Murilo no lugar de Giba, poupado devido a dores no ombro direito. O equilíbrio foi a tônica do primeiro set. Até a metade da etapa inicial, os times alternavam a liderança no marcador, até que no décimo sexto ponto, o atacante André Nascimento cravou uma bola levantada de costas por Marcelinho. O Brasil abriu vantagem e fechou o set em 25 a 22 com um bloqueio triplo de Gustavo, Dante e André Nascimento. O segundo set foi tenso. Por vários momentos, a equipe brasileira se irritou com a arbitragem, que puniu o meio-de-rede Gustavo com cartão amarelo.


O Brasil esteve em desvantagem no placar durante boa parte do set, chegando ao empate no vigésimo ponto com um belo saque de Gustavo. Porém, a Rússia aproveitou as falhas do Brasil para fechar o set em 26 a 24. Os brasileiros deram a impressão de que reagiriam no terceiro set, quando o time abriu três pontos de vantagem em bloqueios seguidos. A diferença chegou a cinco pontos, mas aos poucos a Rússia acertou o passe e encostou no placar.


O Brasil manteve a ponta até o vigésimo terceiro ponto, mas acabou cedendo o empate. Os dois times mantiveram a diferença de um ponto até os russos fecharem em 31 a 29. O quarto set começou com a constante troca de liderança. O Brasil cometeu erros em contra-ataques, dando chance de o adversário abrir uma boa vantagem. O técnico Bernardinho ainda tentou uma última cartada, colocando Giba no lugar de Dante. A alteração não surtiu efeito e a Rússia venceu por 25 a 19.


"A Rússia jogou bem e mereceu a vitória. Tivemos nossas chances em bolas defendidas que foram desperdiçadas. Devemos nos preocupar com esses erros para os próximos confrontos. Para a partida contra a Polônia temos que controlar a recepção e concentrar o passe. Há muita coisa pela frente ainda e este foi apenas mais um jogo. O desafio será cada vez maior daqui para frente", avaliou o treinador, acrescentando que, do ponto de vista clínico, o atacante Giba foi liberado e será avaliado no próximo treino para saber se entra no time titular contra a Polônia.


Próximo jogo

Brasil perdeu a chance de antecipar a classificação para as quartas-de-final. O próximo jogo será contra a Polônia às 9 horas (de Brasília) neste sábado (16). E na segunda, o Brasil enfrenta a Alemanha, última adversária na primeira fase.


Continue lendo