Principal nome do Brasil nos Jogos Paraolímpicos, o nadador Daniel Dias conquistou mais uma medalha nesta sexta-feira (12) em Pequim. O atleta, que agora tem sete pódios no total, ficou em segundo lugar após perder a disputa com o espanhol Ricardo Ten na final dos 100 metros peito classe SB4 (atletas com limitações físico-motoras).
No Cubo D'Água, Daniel Dias cravou o tempo de 1min40s39, enquanto o espanhol ficou com 1min36s61, novo recorde mundial. O pódio foi completado por Moisés Fuentes, da Colômbia. Mais um brasileiro esteve na disputa da final - Ivanildo Vasconcelos ficou em sexto.
Além da medalha nos 100 metros peito, Daniel Dias ganhou ouro nos 50 metros costas (com 35s28), nos 100 metros livre (com 1min11s05, recorde mundial), nos 200 metros medley e nos 200 metros livre (com 2min32s32, recorde mundial). Ele ainda faturou uma prata nos 50 metros borboleta e um bronze no revezamento 4x50 metros 20 pontos.
Leia mais:
Algoz da seleção, Mireya Luis se torna amiga de rivais brasileiras e as chama para Cuba
Brasil perde para a Sérvia e fica com o vice no Mundial de vôlei feminino
Falavigna retorna de Hamburgo com medalha de prata
O meia-de-rede Rodrigão deve ter alta a qualquer momento
Paulista, Daniel Dias tem má formação congênita dos membros superiores e perna direita. Ele, atualmente com 20 anos, começou a praticar a natação aos 16. O nadador também é recordista de medalhas de ouro no Parapan, com oito.
A natação é o esporte que mais rendeu medalhas para o Brasil - são 11 até o momento. Além das sete conquistas de Daniel Dias (entre elas um revezamento), o País somou dois ouros e uma prata com André Brasil e uma prata com Phelipe Andrews Rodrigues.