Nesta terça-feira (29), o COI - Comitê Olímpico Internacional - anunciou que o Iraque poderá participar dos Jogos Olímpicos de Pequim, de 3 a 24 de agosto.
Na semana passada, o COI anunciou a proibição da participação de esportistas do país nos Jogos em razão da "contínua interferência" do governo iraquiano nos assuntos do conselho executivo do comitê olímpico.
A autorização do COI ao Iraque foi decidida após uma reunião na sede do Comitê, na cidade suíça de Lausanne. O governo iraquiano e a entidade fizeram um acordo para a transição dos poderes do comitê olímpico até sua independência total.
Leia mais:
Algoz da seleção, Mireya Luis se torna amiga de rivais brasileiras e as chama para Cuba
Brasil perde para a Sérvia e fica com o vice no Mundial de vôlei feminino
Falavigna retorna de Hamburgo com medalha de prata
O meia-de-rede Rodrigão deve ter alta a qualquer momento
Espera-se que o Iraque envie dois atletas para Pequim. Outros cinco competidores perderam a chance de disputar os Jogos, pois a data limite para inscrição no tiro com arco, judô, remo e levantamento de peso, expirou na semana passada.
O Iraque ganhou apenas uma medalha em toda a história das Olimpíadas da qual faz parte desde a edição de Londres em 1948. a medalha foi obtida em Roma, 1960, quando conquistou o bronze no levantamento de peso, categoria ligeiros, com Abdul Wahid Aziz.