A presença da seleção brasileira masculina movimentou a rotina dos moradores da Vila Olímpica de Pequim 2008 neste domingo (17). Os jogadores chegaram de Shenyang, uma das cidades-sede do futebol nos Jogos Olímpicos, e já foram responsáveis por muitos sorrisos, acenos e fotos na área residencial dos atletas. Depois da vitória sobre Camarões por 2 a 0 no sábado (16), que valeu uma vaga nas semifinais, o grupo enfrenta a Argentina no Estádio dos Trabalhadores da capital da China, na terça-feira, 19 de agosto, às 21h (10h no horário de Brasília).
Satisfeitos pela classificação para a semifinal, os brasileiros desembarcaram otimistas e com excelente humor. Após acomodar-se apropriadamente, o time faz um reconhecimento do gramado do Estádio dos Trabalhadores ainda neste domingo.
O técnico Dunga, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984, nos Estados Unidos, elogiou as instalações da Vila e recordou a sua experiência de 24 anos atrás. "Em 1984, ficamos em bons alojamentos nos Estados Unidos, mas esta Vila é muito boa. Os Jogos Olímpicos são uma competição que cresce a cada edição, sempre com muitos atletas de ponta", disse o treinador que está invicto nos confrontos no comando da seleção principal contra os argentinos. "A partida de terça-feira é uma decisão. Temos que respeitar nosso adversário, mas, ao mesmo tempo, temos que confiar na nossa equipe. Cada jogo é uma história diferente", lembrou, tentando despistar em relação ao seu retrospecto favorável contra a equipe de Messi e Riquelme.
Leia mais:
Algoz da seleção, Mireya Luis se torna amiga de rivais brasileiras e as chama para Cuba
Brasil perde para a Sérvia e fica com o vice no Mundial de vôlei feminino
Falavigna retorna de Hamburgo com medalha de prata
O meia-de-rede Rodrigão deve ter alta a qualquer momento
Outro que já teve contato com uma Vila Olímpica é o capitão do time brasileiro, Ronaldinho Gaúcho, que foi titular nos Jogos de Sydney 2000, na Austrália. Ao conhecer os vizinhos e a nova casa, o atacante esbanjou simpatia e foi solícito com todos os moradores que pediam autógrafos e fotos. "Até agora, tudo o que vi nestes Jogos Olímpicos me agradou muito", revelou o craque, sorrindo e comentando sobre a temperatura. "Aqui em Pequim o clima está melhor, lá a temperatura estava mais alta", lembrou, falando de Shenyang, antes de perguntar sobre outra modaliade. "A Daiane compete hoje, não é?", perguntou, interessado na participação da ginasta, gaúcha como ele.
Thiago Silva chamou a atenção para um atrativo que tem incrementado as partidas dos torneios de futebol nos Jogos: a grande presença de público. "Todos os nossos Jogos foram com casa cheia e isso é muito bom", afirmou o zagueiro. "A estrutura dos Jogos está muito boa, todos estamos gostando demais. A Vila Olímpica é muito bonita", completou.
O vencedor da partida entre Brasil e Argentina, nesta terça, enfrentará o vencedor de Nigéria e Bélgica pela final dos Jogos Pequim 2008, sábado, 23 de agosto, no Estádio Nacional de Pequim, o Ninho de Pássaro. Belgas e nigerianos se enfrentam no mesmo dia 19, só que no Estádio de Xangai, outra cidade-sede do futebol, às 18h