As apresentações das atletas da equipe feminina de ginástica artística na manhã deste domingo (10) em Pequim foram marcadas por um festival de erros e quedas. Apesar dos escorregões, a delegação brasileira concluiu a fase eliminatória em sétimo lugar, com 233,800 pontos e está classificada para a Final dos Jogos Olímpicos de Pequim.
Esta é a primeira vez que uma equipe feminina de ginástica chega a final de uma Olimpíadas. Há quatro anos, a delegação havia obtido apenas o nono lugar em Atenas.
O resultado de hoje deve-se aos boas notas de Jade Barbosa e Daiane dos Santos no salto e no solo, respectivamente. Nestes aparelhos, o Brasil ficou em quinto lugar. Já nas barras assimétricas, aparelho em que as brasileiras mais erraram, a equipe terminou em nono.
Leia mais:
Algoz da seleção, Mireya Luis se torna amiga de rivais brasileiras e as chama para Cuba
Brasil perde para a Sérvia e fica com o vice no Mundial de vôlei feminino
Falavigna retorna de Hamburgo com medalha de prata
O meia-de-rede Rodrigão deve ter alta a qualquer momento
O Brasil também foi classificado para três finais olímpicas individuais: Jade Barbosa competirá no salto e no individual geral e Daiane dos Santos, no solo.
A delegação brasileira é formada por Daiane dos Santos, Jade Barbosa ,Laís Souza, Daniele Hypólito, Ethiene Franco e Ana Cláudia Silva.
Participaram das eliminatórias, equipes de 12 países. Além do Brasil, foram classificados para a final China, Estados Unidos, Rússia, Romênia, Austrália, França e Japão.