As condições adversas dos últimos dias na raia do Centro Olímpico de Vela de Qingdao, cidade-sede do esporte nos Jogos Olímpicos Pequim 2008, não permitiram que o torneio da classe 49er tivesse as 16 regatas previstas. Com o bom tempo deste sábado (16), foi possível realizar as regatas de número 10, 11 e 12, mas as demais foram canceladas.
Com a suspenção, os brasileiros Rodrigo Duarte e André Fonseca, o Bochecha, terminaram na oitava posição geral e se classificaram para a medal race, regata que decide a competição. "Estamos na final e este era um dos objetivos. Muita gente boa não conseguiu a classificação", disse Bochecha, na saída do mar.
No entanto o último resultado do dia dificultou a pretensão de disputar um lugar no pódio. Os brasileiros chegam em primeiro na prova inicial do dia, mas, na seqüência, os resultados foram piorando e a distância para os primeiros colocados aumentou bastante. Eles terminaram em nono na segunda e foram 13º na última. "Começamos o dia bem, ganhando. Mas, na última, estávamos em terceiro quando o vento virou", lamentou.
Leia mais:
Algoz da seleção, Mireya Luis se torna amiga de rivais brasileiras e as chama para Cuba
Brasil perde para a Sérvia e fica com o vice no Mundial de vôlei feminino
Falavigna retorna de Hamburgo com medalha de prata
O meia-de-rede Rodrigão deve ter alta a qualquer momento
Uma das características da raia de Qingdao, a imprevisibilidade da maré, cobrou um preço alto dos velejadores. "As diferenças de correnteza aqui são muito difíceis. Nas duas primeiras voltas do dia, fomos pela direita e deu certo. Resolvemos manter a estratégia que estava funcionando também na última. Apostamos numa lógica que deu certo o dia inteiro e acabamos ficando do lado pior. Estávamos em terceiro e perdemos dez posições", conta Bochecha. "E, quando você escolhe um lado, fica difícil voltar."
Para a última regata, ele ainda espera melhorar a marca conseguida nos últimos Jogos Olímpicos: "Com a pontuação que temos, acho que é possível chegar em quinto. Em Atenas, ficamos na sexta colocação e eu gostaria muito de bater isso. Já seria um bom resultado", lembrou, citando a última edição dos Jogos Olímpicos, na capital da Grécia, em 2004. Os líderes da competição são os dinamarqueses Jonas Warrer e Martin Kirketerp Ibsen, com 47 pontos. O brasileiros têm 83.