Antes mesmo de a competição de saltos dos Jogos Olímpicos Pequim 2008 começar no Centro Eqüestre Olímpico de Hong Kong, a equipe brasileira ficou desfalcada da experiência olímpica de Álvaro Affonso de Miranda Neto, o Doda,bronze nos Jogos de Atlanta 96 e Sydney 2000. Um problema na sua égua, AD Chatwin, o fez dar lugar ao conjunto Camila Mazza/Bonito Z. Neste domingo, 17, primeiro dia da competição por equipes e segundo da disputa individial, outro duro golpe.
Pedro Veniss, que tinha completado o percurso do primeiro dia, na sexta-feira, 15, sem faltas, se encaminhava para fechar o segundo com apenas uma quando caiu do cavalo Un Blanc de Blancs, sendo eliminado da competição e deixando a equipe do Brasil sem a possibilidade de descartas um resultado de seus quatro cavaleiros. No fim, o décimo lugar dos brasileiros não foi suficiente para classificá-los para a final desta segunda, 18 de agosto, da qual só participam as oito melhores equipes.
"Ocorreu uma fatalidade", lamentou Marcelo Artiaga, Chefe de Equipe de saltos do Brasil nos Jogos.
Muito abatido com o ocorrido, Pedro seguiu o discurso do Chefe de Equipe: "Estava confiante, mas ocorreu uma fatalidade. Não consegui me equilibrar e cai."