O ritmo era empolgante e o samba animou os presentes ao Ginásio da Universidade de Ciência e Tecnologia de Pequim, onde se realizaram as provas de ginástica rítmica Jogos Olímpicos Pequim 2008. Mas um descuido na rotina da equipe brasileira (formada por Luana Faro, Daniela Leite, Luisa Matsuo, Marcela Menezes e Nicole Muller) tornou difícil a classificação do conjunto para a final. Uma falha num dos movimentos com o aro fez com que ele fosse ao chão fora de hora. No fim, o total de pontos do Brasil na apresentação de três aros e duas maças ficou em 29.125, o mais baixo até agora no segundo e último dia de classificação - o Brasil já havia ficado em último no primeiro dia, com 14.900 na apresentação de cinco cordas.
Na saída do Ginásio, a ginasta Daniela Leite comentou a participação brasileira. "Hoje (22), de fato, tivemos um errinho que complicou as coisas, mas acho que ontem fomos bem e os juízes deram uma nota muito baixa", lamentou, referindo-se à primeira apresentação da fase classificatória, com cinco cordas, nesta quinta (21), e lembrando que o conjunto derrubou um aro na segunda rotina, de três aros e duas maças, esta quinta.
O primeiro colocado foi o conjunto da Bielorrússia, com 34.950. Prova do alto nível da competição, crê a ginasta: "Os 12 melhores conjuntos do mundo estão aqui. E tivemos até algumas zebras, como Japão e Espanha, ficarem fora da final. Mas acontece, é o esporte. Todos treinam para conseguir o mesmo, alguém tem que ficar fora."