Vôlei

Atleta de 53 anos sai da prisão e irá aos Jogos de Pequim

31 dez 1969 às 21:33

O maratonista etíope Haile Satain, de 53 anos, foi libertado nesta sexta-feira da prisão no seu país natal e vai disputar os Jogos Olímpicos de Pequim, competição em que representará Israel.

Satain foi acusado de roubo por um amigo, mas um juiz rejeitou as acusações na última quinta-feira. Desta forma, o atleta poderá seguir com os treinos na Etiópia até 8 de agosto e, em seguida, viajará para a capital chinesa.


"Usei esta tática antes dos Jogos de Atenas e do Mundial. Como funcionou bem, não vejo motivo para mudar", disse.


Satain foi detido esta semana no local onde fazia seus treinamentos e, na seqüência, foi transferido para a cidade de Gondar, no norte da Etiópia. A prisão fez com que Israel iniciasse uma intensa atividade diplomática para conseguir a liberação do maratonista.


No entanto, esta não foi a primeira vez que o atleta foi para trás das grades na Etiópia. Há seis meses, ele se preparava para uma maratona quando um conhecido o denunciou pelo não-pagamento de uma dívida. Naquela oportunidade, o maratonista foi liberado após uma intervenção do Ministério de Relações Exteriores de Israel.


Satain será um dos atletas mais velhos em Pequim. Apesar de seu passaporte indicar que sua idade é 53 anos, ele diz ter cinco a menos.

O maratonista foi um dos 14 mil judeus etíopes enviados a Israel em 1991, durante uma operação secreta do Exército israelense.


Continue lendo