A Argentina conquistou pela segunda vez consecutiva um título que permanece inédito para o futebol brasileiro: a medalha de ouro olímpica. Campeã em Atenas-2004, a seleção argentina repetiu a conquista ao derrotar a Nigéria por 1 a 0, no Estádio Nacional de Pequim (o Ninho de Pássaro).
A vitória foi uma revanche para os argentinos, que haviam perdido o ouro para os nigerianos na decisão do torneio de futebol masculino dos Jogos Olímpicos de Atlanta-1996.
No primeiro tempo da decisão, a Argentina manteve a posse de bola por mais tempo, mas os nigerianos permaneceram seguros na defesa.
Leia mais:
Algoz da seleção, Mireya Luis se torna amiga de rivais brasileiras e as chama para Cuba
Brasil perde para a Sérvia e fica com o vice no Mundial de vôlei feminino
Falavigna retorna de Hamburgo com medalha de prata
O meia-de-rede Rodrigão deve ter alta a qualquer momento
Em rápidos contra-ataques, a seleção da Nigéria chegava a ser mais perigosa, principalmente quando a bola passava pelo meia Victor Obinna.
Na segunda etapa, a equipe argentina voltou mais organizada e tirou proveito de passes rápidos no meio-campo para chegar com mais eficiência ao ataque.
Aos 13 minutos do segundo tempo, o atacante Lionel Messi deixou o companheiro Angel di Maria na cara do gol.
O meia argentino não disperdiçou a chance e com um belo toque encobriu o goleiro nigeriano Ambruse Vanzekin para marcar o gol do título.