Sem nenhuma chance de alcançar o G4 do Paulistão Chevrolet e levar as quartas de final para o Pacaembu, o Corinthians bateu o Atlético Sorocaba por 2 a 0 em seus domínios, na tarde deste domingo e ficou em quinto lugar. Com o placar, os alvinegros agora pegam a Ponte Preta (4ª) - reeditando as quartas do ano passado -, no Moisés Lucarelli. E teve até teste para de trio ofensivo...
Com Pato, Guerrero e Emerson pela primeira vez como titulares, o técnico Tite quis olhar como funcionaria a formação mais ousada. Apesar da maior movimentação no setor, o Timão deixou um pouco a desejar na criação de jogadas. Mesmo assim, com os três em campo, resolveu a conta com os dois tentos no primeiro tempo, marcados por Danilo e Alexandre Pato.
Primeiro tempo certeiro
Em casa, com um esquema superofensivo e com o Atlético Sorocaba todo recuado, restou ao Timão ir para cima logo de cara. Apesar de cometer muitos erros nos primeiros minutos do duelo, o Corinthians teve o controle do jogo quase sempre. Pato, Guerrero e Emerson se movimentavam e davam opções de passe. O Atlético, por sua vez, investia nos contra-ataques, raramente perigosos.
O esquema do técnico Tite com três atacantes dava mais mobilidade à equipe, mas, por outro lado, também deixava a desejar na posse de bola e na criação dos lances. Faltavam cabeças pensantes ao lado de Danilo.
Exemplo disso foi que, nos dois gols, Guerrero teve sair da área e iniciar a construção das jogadas. Com Pato mais infiltrado, ele foi um escudo na intermediária. Chamou o jogo, segurou a bola e fez muito bem a função de pivô, de costas para o gol.
O mais inspirado da etapa inicial, o peruano ia dando trabalho à zaga do Galo. Primeiro ele deixou dois marcadores na saudade, girou e deu assistência milimétrica para Danilo. O meia, vindo na diagonal, no lado esquerdo, saiu na cara de Felipe Alves e só tocou por baixo, aos 34.
Depois, 11 minutos mais tarde, fez bela jogada e serviu Paulinho. O volante ganhou na vontade e acertou a trave. No rebote, Pato, sozinho, só empurrou para a rede. Duas jogadas de perigo e dois tentos. Timão certeiro!
Muda tudo na segunda etapa
Com um resultado mais confortável, o Timão puxou o freio de mão na etapa final. O time de Sorocaba, na sua, também não mostrava reação e o jogo ficou bastante pragmático. Era um ataque, outro ali... Nada de pressão, afinal a coisa "parecia" estar resolvida.
Vendo menos movimentação no sistema ofensivo, Tite resolveu mudar tudo. Sacou Pato, Emerson e Danilo, e colocou Romarinho, Jorge Henrique e Douglas. Com maior posse no meio, os donos da casa passaram a ter mais controle da bola.
O tempo foi passando e, a cada minuto, o Corinthians administrava mais ainda a superioridade no placar. Chutes de fora, algumas tentativas de infiltração no fechado Atlético Sorocaba... O terceiro gol insistiu em não sair.
Missão cumprida em uma primeira fase regular do Timão.
CORINTHIANS 2 X 0 ATLÉTICO SOROCABA
Local: Estádio Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data e horário: 21/4/2012 - 16h
Árbitro: Luiz Vanderlei Martinucho
Assistentes: Ricardo Pavanelli Lanutto e Fabio Rogerio Baesteiro
Renda e público: R$ 773.925,00 / 24.044 pagantes
Cartões amarelos: Raí, Fábio Sanhes, Alex Willian e Bruninho (ATS)
Cartão vermelho: Bruninho (ATS)
GOLS: Danilo, aos 34'/2ºT (2-0) e Pato, aos 45'/2ºT (2-0)
CORINTHIANS: Danilo Fernandes; Alessandro, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Emerson (Douglas, 25'/2ºT) e Danilo (Romarinho, 19'/2ºT); Pato (Romarinho, 16'/2ºT) e Guerrero. Técnico: Tite
ATLÉTICO SOROCABA: Felipe Alves; Edson Sitta, Fábio Sanches, César e Carlinhos; Gilberto, Tiago Baiano, Rai (Marquinhos, 19'/2ºT) e Bruninho; Matheus (Jorge Preá, 44'/2ºT) e Alex Willian (Tiago Marques, 32'/2ºT). Técnico: Vágner Benazzi