Globo, Record e SBT mostraram interesse e estão negociando o pacote de TV aberta da Liga Forte União para o Campeonato Brasileiro. O contrato, se fechado, é válido entre 2025 e 2029.
Leia mais:
Agora com a camisa 9, Pablo ganha nova chance para deslanchar no Londrina EC
Quatro times da Série A do Campeonato Brasileiro de 2025 estão sem técnico
Vini pode destronar Messi no The Best, que conta com 'surpresa' brasileira
Pressionada, CBF marca reunião para mudar calendário do futebol feminino
O negócio é intermediado pela empresa Livemode, agência de marketing e produtora. O pacote de TV aberta é chamado de "plataformas gratuitas" pela Liga Forte União, e vale também para transmissões gratuitas pela internet.
Ao todo, são 38 jogos por ano, o que contabiliza 190 jogos por todo o tempo de acordo. Ou seja, o pacote contempla um jogo por rodada no Brasileirão. E isto é proposital.
Quem recebeu o projeto viu que o pacote tem como mote ser a transmissão que vai abrir a rodada da semana no Campeonato Brasileiro. A Liga Forte União quer transmissões nas quartas, às 19h30, e aos sábados, às 16h.
Como a ideia é vender o pacote com um jogo apenas, a transmissão seria para todo o Brasil, sem restrições de estado, como faz a Globo atualmente nas tardes de domingo. Vale lembrar que a Globo já tem acordo com o grupo Libra para a exibição de seus jogos.
No mercado, o entendimento é que este pacote da Liga Forte União é feito sob medida para outras TVs abertas, já que dificilmente a Globo vai exibir partidas neste horário por causa de sua programação. A ideia bate com o objetivo da LFU de não vender os direitos apenas para a Globo.
No entanto, caso o pacote seja adquirido pela maior emissora do país, a Liga Forte União aceita uma flexibilidade da ideia.
A Record e o SBT já mostraram interesse neste pacote, e preparam uma proposta. A Record tem boa relação com a Livemode por causa do contrato com o Campeonato Paulista, também negociado com a empresa.
Já o SBT já mostrou interesse em ter o Campeonato Brasileiro, e tinha tentado conversar com a Libra, mas o grupo de clubes já tinha negociações avançadas com a Globo, o que impediu uma concorrência.
A Liga Forte União, além do pacote de plataformas abertas, tem outros dois pacotes para plataformas pagas. Os donos dos direitos vão se revezar nas escolhas de jogos importantes do Brasileirão. Além disso, a LFU promete gerar todas as imagens e fazer pré e pós-jogos de suas transmissões, o que barateia o custo de produção.
a Liga Forte União reúne Internacional, Cruzeiro, Fluminense, Vasco, Athletico-PR, Atlético-GO Botafogo, Goiás, Fortaleza, América-MG, Cuiabá, Criciúma e Juventude, na Série A; além de Sport, Ceará, Avaí, Chapecoense, Coritiba, CRB, Vila Nova, Londrina, Tombense, Figueirense, CSA e Operário-PR em divisões inferiores.
Na última sexta (26), cinco times paulistas oficializaram a entrada na Liga Forte União. Mirassol, Ponte Preta, Ituano e Novorizontino estavam na Libra e decidiram mudar de liga. Além disso, o Botafogo-SP, que não estava em nenhuma das duas ligas, optou por acertar com a Liga Forte União e seguir os colegas paulistas. A informação foi antecipada pela Folha de S.Paulo no início de abril.
O único time que ainda não tem lado na briga pelos direitos de TV do Campeonato Brasileiro a partir de 2025 é o Corinthians, que ainda escolhe em que lado ficará.