Futebol

Paraná vence em Curitiba. Coxa empata em Minas

01 ago 2001 às 23:00

Os dois times do Paraná se deram bem na estréia no Brasileirão. O Paraná Clube venceu o milionário Cruzeiro, em Curitiba. O Coritiba foi a Belo Horizonte e empatou com o Atlético Mineiro. O Atlético Paranaense estréia nesta quinta-feira, com o Gremio, na Baixada.

Em Curitiba, o Cruzeiro entrou em campo como grande favorito, afinal o salário de um de seus astros, como Rincón ou Edmundo, pode ser maior que toda a folha de pagamentos do time titular do Paraná. No entanto, foi o Tricolor que quase chegou primeiro ao gol com Lúcio Flávio, na cobrança de uma falta, aos 15 minutos de jogo.


O time de Belo Horizonte mostrava desentrosamento e só deu o primeiro chute a gol aos 23 minutos de partida. O Paraná mostrava que mantinha a tradição de muita marcação, dificultando o trabalho de bola do adversário. E quase chegou ao gol quando o zagueiro Cléber errou o passe e a bola foi para Maurílio que chegou ao fundo e cruzou para Fernando, que, sozinho, errou o chute e perdeu o gol.


Só no final do primeiro tempo é que o Cruzeiro começou a crescer em campo e incomodar a zaga paranista. Edmundo parecia estar fora de forma e não conseguia finalizar as jogadas.


O Paraná Clube voltou para o segundo tempo com Zada no lugar de Márcio, que saiu contundido. E foi de Zada a primeira grande chance, aos 12 minutos. Ele chutou forte e a bola bateu no zagueiro Cris, que evitou o gol.


O técnico Paulo César Carpegiani tirou o atacante Leonardo para a entrada de Ozéas. A substituição deu mais mobilidade ao ataque do Cruzeiro. O mesmo Ozéas reclamou de um pênalti, aos 25 minutos, mas o árbitro nada marcou.


O pênalti marcado foi para o Paraná. Aos 36 minutos, Zada girou e driblou Luizão que puxou o jogador paranista. O juiz marcou pênalti. Lucio Flávio cobrou para marcar o primeiro gol do Paraná Clube no Brasileirão, aos 37 minutos e garantir a vitória paranista.


CORITIBA - Em Belo Horizonte, apoiado por mais de 40 mil torcedores que foram ao Mineirão, o Atlético pressionou o Coritiba desde o começo. Aos seis minutos, o meia Ramon, na cobrança de falta, jogou a bola contra a trave Coxa. Somente depois dos 15 minutos, que o Coritiba foi se soltando.


Evair quase marcou, aos 17 minutos. Aos 22 minutos, o volante Messias lançou Edmilson que penetrou na área e chutou forte para marcar o gol do Coxa.


Atrás no placar e empurrado pela torcida, o Atlético Mineiro continuou pressionando. Mas o primeiro tempo terminou com o placar favorável ao Coritiba.


O segundo tempo iniciou e a pressão continuava sobre o Coritiba. O gol de empate do Atlético saiu aos sete minutos, com Romildo marcando. O técnico Ivo Wortmann, sentindo a pressão, tirou o atacante Leandro para a entrada do meia Pepo, que se saiu melhor na marcação.

A substituição deu certo e o Coritiba voltou a melhorar a marcação e equilibrar a partida. Em contra-ataques, Evair e Edmilson levaram perigo para o gol de Velozo. No final, prevaleceu o empate.


Continue lendo