Futebol

Futebol brasileiro ganha enciclopédia

27 mar 2002 às 16:42

Uma enciclopédia sobre o futebol brasileiro, lançada no Maracanã no dia 19 de março, traz informações sobre 53 times do Paraná. A "Enciclopédia do Futebol Brasileiro" traz dados, gráficos, estatísticas e curiosidades sobre o esporte mais popular no Brasil.

A obra teve supervisão editorial do jornalista Marcelo Duarte, autor da série "Guia dos Curiosos", e concepção editorial do jornal Lance!. São dois volumes com mais de 2.000 verbetes, fotos e ilustrações, biografias de 1.200 jogadores de todos os tempos, campeonatos regionais e nacionais com times participantes, além de perfis de técnicos, cronistas e dirigentes esportivos.


Também estão nesta enciclopédia 700 clubes de todo o País, bem como suas histórias, recordes, títulos e hinos. Os árbitros não foram esquecidos: há uma seção especial sobre os donos do apito, além de expressões usadas pela torcida - até para xingar a mãe deles.


A Enciclopédia do Futebol Brasileiro é comercializada com o CD "Show do Bolão". É um jogo com mil perguntas sobre futebol para o divertimento do leitor. Além do jogo, fichas completas e o raio-x dos 120 principais estádios de Norte a Sul do País compõem a obra.


A Enciclopédia, editada pelo diário "Lance!", tem um total de 574 páginas e pode ser encontrada nas principais livrarias do País por um preço recomendado de R$ 49,00.


HISTÓRIAS DE BOLEIROS PARANAENSES

  • Você sabia que algumas das duplas mais conhecidas do futebol brasileiro fizeram história no Atlético Paranaense? O centro-avante Washington e o ponta-de-lança Assis, conhecidos como "Casal 20", marcaram juntos 36 dos 70 gols do rubro-negro no Campeonato Paranaense de 1982, dando o título ao time. O sucesso da dupla foi tanto que depois eles foram negociados com o Fluminense. Ganharam o tri carioca e o Campeonato Brasileiro em 1984.
  • Sabia também que um dos maiores jogadores da história do Coritiba, o zagueiro Fedato, conseguiu a façanha de permanecer 80 partidas sem levar qualquer tipo de punição dos juízes em 1951? E que o Paraná Clube, embora seja um novato, se tivesse incorporado os títulos dos times que lhe deram origem, seria o segundo maior vencedor da história do Campeonato Paranaense, com 28 títulos?

  • Continue lendo