Jogar dentro do Mineirão tem sido uma das grandes armas do Cruzeiro para manter-se na liderança no Brasileiro. Além da presença de público entre as maiores do campeonato, o papel da torcida não se limita apenas em apoiar o time durante os 90 minutos. Fora dos campos, a participação da China Azul é essencial para fechar as contas e encher os cofres da equipe.
Utilizando o Mineirão como carro-chefe, a atual diretoria celeste transformou sua relação com o torcedor em uma via de mão dupla. De um lado o cruzeirense deposita sua confiança, se cadastrando entre os sócios do clube. Dentro de campo, o time corresponde ao apoio, o que pode ser comprovado na atual colocação da equipe na tabela do Brasileiro.
- O torcedor é inteligente, já percebeu que faz a diferença nesse cenário. Percebeu a importância dele para mudar o clube e manter o time competitivo. Ele tem comprado o produto que oferecemos - falou Marcone Barbosa, Diretor de Marketing do clube, em entrevista ao LANCE!Net.
Comparados aos valores de bilheteria nos anos anteriores, os números do Cruzeiro são surpreendentes. A volta para a casa evidencia cada vez mais a importância do torcedor como parte do progresso dentro e fora de campo.
- O Cruzeiro hoje, já tem o faturamento de R$22 milhões de bilheteria em renda bruta, divulgada no borderô. Em 2012, o Cruzeiro faturou R$7,3 milhões. É um salto considerável. Se seguir a tendência, o clube pode encerrar o ano com o faturamento próximo a R$30 milhões só de bilheteria. O programa de sócio também cresce, já arrecadamos R$25 milhões. Ano passado, faturamos R$5 mlhões de sócio e R$7 de bilheteria. São números relevantes, e por causa desses números, o presidente conseguir trazer o Dedé, o Júlio Baptista, o Éverton Ribeiro e todos os jogadores que chegaram nessa temporada - comentou o diretor.
Conforme dito por Marcone, o torcedor não tem se decepcionado. Na última partida em casa, 46.167 pessoas foram ao Mineirão para ver o triunfo indiscutível por 3 a 0 diante do Botafogo. De quebra, o Cruzeiro igualou a sequência histórica de vitórias de 2003, registrou seu maior público no Brasileiro e ainda abriu sete pontos de vantagem para o segundo colocado. A ótima campanha apenas reforça as chances dos jogadores atuarem dentro de um Mineirão cada vez mais cheio.
- O que atrai o público é o time e a disputa por títulos. Esse ano, todos os jogos decisivos, o componente foi o espetáculo. O Cruzeiro está brigando pelo título, isso é o que vai atrair o torcedor.
Por tudo que o time fez esse ano e faz no Brasileiro, a expectativa é de que continue assim até o final do ano - concluiu Marcone.