O teórico último reforço do Grêmio para a disputa da Libertadores aterrissou na manhã deste domingo em Porto Alegre. O lateral-esquerdo André Santos, emprestado por um ano pelo Arsenal (ING), chegou por volta das 9h40 na capital gaúcha. Saiu pelo saguão do Aeroporto Salgado Filho, atendeu aos torcedores ali presentes e destacou que quer ganhar a Libertadores pelo Tricolor.
Após a derrota na tarde deste sábado, para o Juventude, Luxa revelou uma ligação de André, pedindo para jogar na Libertadores. O atleta confirmou o contato e chegou com vontade de mostrar serviço na competição continental. Está à disposição do comandante. - Vim para o Grêmio para ser campeão - resumiu André no aeroporto.
Com apenas Alex Telles na lista da Libertadores, o Grêmio buscou André por conta da indefinição quanto à recuperação física de Fábio Aurélio. O jogador estava liberado para atuar, mas sentiu dores e desfalcou a equipe nas primeiras partidas da Libertadores, contra a LDU. Assim, André chega e assume a posição.
Agora, o clube gaúcho espera regularizar tanto o lateral quanto o centroavante Hernán Barcos para a partida de quinta-feira. Conta com um plantão da CBF para colocar os jogadores no BID e ambos reunirem condições de estrear já contra o Huachipato, às 19h45, na Arena. O técnico Vanderlei Luxemburgo não quis colocar publicamente se vai utilizar os jogadores, mas é provável que o lateral atue, pela falta de concorrentes de mais peso.
André se destacou no Figueirense e no Corinthians no Brasil. Depois de se transferir para o Fenerbahçe, acabou convocado para a Seleção Brasileira, em 2009, por Dunga, hoje seu rival em Porto Alegre. Segundo o diretor executivo Rui Costa, o empréstimo é de um ano com possibilidade de os ingleses o pedirem de volta ao final dos primeiros seis meses.