Futebol

A zebra anda solta no Oriente

31 mai 2002 às 16:24

A "insignificante" seleção do Senegal terminou sua primeira partida em uma Copa do Mundo com uma histórica vitória sobre a França, atual campeã, seleção número 1 no ranking da Fifa e uma das favoritas da imprensa para a conquista do título.

Por ironia, o carrasco francês nesta primeira rodada é uma de suas ex-colônias: o Senegal tornou-se independente da França só em 1960. Outra ironia é que 21 dos 23 jogadores da seleção senegalesa atuam no futebol francês. Para completar a decepção dos franceses, aconteceu o que mais se temia: Zinedine Zidane fez falta. A jogada que definiu a vitória de Senegal por 1 a 0 surgiu de uma falha de Djorkaeff, o substituto da principal estrela francesa.


Contundido, Zidane deve ficar de fora da primeira fase da Copa, justamente num momento em que sua seleção mais precisa dele. Nos próximos jogos a França enfrentará Uruguai e Dinamarca, seleções com uma certa tradição em copas do mundo. Se perder ou empatar um dos jogos, a França dependerá de resultados das outras equipes para conseguir uma vaga nas oitavas-de-final.


A zebra
O Senegal disputa sua primeira Copa do Mundo. Conseguiu a classificação disputando o grupo 3, o mais difícil das eliminatórias africanas. Nas oito partidas que disputou, perdeu apenas uma, e eliminou equipes com experiência em copas, como Egito e Marrocos. É considerado o mais fraco dos times do Grupo A, que além da França tem a Dinamarca e o Uruguai na briga pela classificação.


Decepção na França
BBC Brasil - O palco da festa da vitória francesa na Copa do Mundo de 1998, a praça da Prefeitura de Paris, ou Hotel de Ville, em pleno coração da Cidade Luz, virou reduto da decepção francesa nesta sexta-feira. Os torcedores parisienses, que encheram o local, lamentaram a derrota da França na abertura da Copa, e alguns deixaram de acreditar no bicampeonato. "Com ou sem Zidane, vamos perder a Copa. A derrota contra o Senegal provou isso", disse o estudante Cedric Blondy, que torcia na praça do Hotel de Ville. Leia mais»


Brasil em estado de alerta
BBC Brasil - O técnico do Brasil, Luiz Felipe Scolari, afirmou nesta sexta-feira que a derrota da França para o Senegal deve servir de alerta para os jogadores brasileiros. "Para o Brasil, isso (a derrota da França) serve de alerta", disse Scolari. "Sem atenção e seriedade não se consegue nada". As declarações de Scolari foram veiculadas no site da CBF. "Todos os favoritos devem encontrar dificuldades, como a França encontrou", comentou o técnico. Leia mais»

» Confira o especial sobre a Copa do Mundo 2002.


Continue lendo