Um grupo ligado ao Projeto Olodum, em Salvador, é o principal destaque do 10º Festival Unicanto de Corais de Londrina.
A programação começa na terça-feira, 02 de novembro e prossegue até sábado reunindo 21 conjuntos vocais de diversas regiões do País. Os concertos serão realizados no Teatro Marista e em outros locais da cidade, como supermercados e avenidas.
O festival é comemorativo, não só em razão do número redondo que marca sua atual edição, mas especialmente pela retomada de sua realização após o cancelamento na última temporada. ''Tivemos que cancelá-lo por falta de verbas. Foi frustrante, porque vínhamos de nove edições consecutivas'' conta o organizador e maestro José Mário Tomal, que decidiu enfrentar as dificuldades e colocar o evento de pé outra vez.
''O projeto do Festival foi aprovado pelo Fundo Nacional de Cultura do Ministério da Cultura. Mas os recursos ainda não chegaram. Estamos aguardando'' diz. O atraso inviabilizou os concertos regionais e o convite a grupos internacionais. Mesmo assim, Tomal garante que o elenco de atrações está à altura do evento, considerado por ele uma referência nacional na área.
Para inaugurar a programação, foi escalado o Grupo de Música do Liceu de Artes e Ofícios da Bahia (ligado ao projeto Olodum), que se apresenta nesta terça-feira às 19h30 no Teatro Marista. Nos demais dias, todos os concertos no local ocorrerão às 20 horas. Haverá ainda uma programação paralela com apresentações na Santa Casa, nos supermecados Muffato, na empresa PB Lopes e nas avenidas Duque de Caxias, Saul Elkind e Tiradentes.
Entre os grupos participantes estão o Coral do Paraná, de Curitiba; o Coral Madrigal Cantorun, de Vitória (ES); e o Coral Vozes de Outono, de Fortaleza (CE); e o Coral Santa Bárbara, de Criciúma (SC). Tomal salienta que o Festival londrinense ''tornou-se um pólo de canto coral no País''. ''A cidade é uma vitrine do gênero. Os grupos se apresentam aqui e depois são convidados para participar de outros festivais por aí'' diz ele.
O Unicanto se destaca também, segundo seu organizador, por ser o festival de canto coral que mais privilegia a música popular brasileira. ''É uma prioridade. Acredito que 85% dos grupos presentes à edição deste ano trazem repertórios voltados para a nossa música'' afirma. Tomal acredita ainda que o festival tem desempenhado grande papel como incentivador para a criação de novos grupos na cidade.
''Quando fizemos a primeira edição, havia 11 coros em Londrina. Hoje, de acordo com o último levantamento, a cidade conta com 56 grupos'' ressalta. A programação de amanhã destaca o Coral Infantil da UEL, Coral dos Alunos de Música da UEL, Coral da Embrapa/Soja, Coral da Sercomtel, Grupo Chorus e Coral Madrigal Roda Viva (de Conselheiro Lafaiete MG).
Na quinta-feira, sobem ao palco o Coral Voa Voz (da Infraero, de Londrina), Coral Juvenil da UEL, Coral Espírita Hugo Gonçalves (de Cambé PR), Coral Vozes de Outuno (Fortaleza CE), Madrigal Encanto (João Monlevade MG), Coral Paraná (Curitiba) e Coral Camerata (Vitório ES). Na sexta-feira, será a vez do Coral da Câmara Municipal de Londrina, Coral Princesa do Ivaí (de Jandaia do Sul PR), Coral Canta Vitória (da Prefeitura Municipal de Vitória ES), Coral Santa Bárbara (Criciúma SC), Coral Madrigal Cantorun (Vitória ES) e Coral Juvenil Santa Cecília (Riversul SP).
No sábado, a platéia recebe o Coral Unicanto, Coral do Paraná (de Curitiba), Coral Camerata (Vitória ES), Coral Santa Bárbara (Criciúma SC), Coral Vozes de Outono (Fortaleza CE), Coral Roda Viva (Conselheiro Lafaiete MG), Coral Juvenil Santa Cecília (Riversul SP) e Grupo Música do Liceu de Artes e Ofícios. O ingresso é 1 kg de alimento não perecível, cuja arrecadação será revertida para entidades assistenciais. O Festival conta com o apoio da PB Lopes, Rádio Paiquerê AM, Café Itamaraty e Hipermuffato e Sercomtel.
Serviço:
Festival Unicanto de Corais
Data: 02 a 06 de novembro, terça a sábado
Horário: 19h30 (terça-feira de abertura) e 20 horas (nos demais dias)
Local: Teatro Marista
Endereço: Rua Cristiano Machado, 252
Ingresso: 1 kg de alimento não perecível