O Com o final do vestibular da Universidade Federal do Paraná, Curitiba passa por um período de entressafra, já que a população jovem cai em mais de 30%. A melhor solução para os grupos que precisam sobreviver nesse período é procurar shows no litoral do Paraná e Santa Catarina.
O OAEOZ, formado por Ivan Santos, Hamilton de Lócco e Rodrigo Bento, se apresenta hoje, às 23 horas, em Florianópolis, capital de Santa Catarina, no Underground Rock Bar, na Lagoa, com as bandas Pipodélica e Os Undervisions. Para janeiro a agenda continua aberta, já que seus integrantes exercem outras atividades.
Poucas bandas se arriscam a se apresentar em Curitiba nos meses de janeiro e fevereiro. Duas já garantiram que participam do Pop Rock Instantâneo, que acontece nos dias 15 e 29, no Hermes Bar. Na primeira data se apresenta Sofia, que ontem à noite lançou três CDs singles, no Vintage Café. Na segunda, o Cartoon, banda que mistura dois estilos diferentes: Música Popular Brasileira e Rock.
Até o final do verão, o Cartoon pretende gravar duas músicas, com uma prensagem baixa, para jogar seu trabalho nas rádios curitibanas e na Internet. ‘Essa opção abaixa o custo. Hoje estamos trabalhando bastante na Internet. Esse caminho foi adotado por falta de canais de distribuição dos CDs que lançamos. Atualmente estamos com sete músicas no site ‘www.mp3.com’; e temos aproximadamente 300 acessos por mês’, explica Carlos Viralobos.
Como o litoral manda na temporada de calor e sol, o mais importante evento de janeiro é o festival Chacina, em Pontal do Sul, dia 4, com ingressos custando R$ 15,00 e R$ 10,00. Na noitada rola as paranaenses Limbonautas, Sugar Kane e Duffs, grupos de punkabilly e punk rock.
Em Pontal do Sul, no Cimples Bar, os amantes do samba, choro e jazz vão poder assistir os melhores instrumentistas dos gêneros. A primeira leva de shows acontece hoje com o Quarteto Hélio Brandão. Nos próximos dias vão tocar na casa noturna: Henrique do Violão, Marlene Meira e grupo Simplicidade.