Notícias

UEL FM estreia programa 'Fala, maestro', nesta sexta-feira (02)

01 jul 2021 às 16:08

A UEL FM (107,9 MHz - www.uelfm.uel.br) estreia "Fala, maestro", com Roney Marczak nesta sexta, às 18 horas. O programa terá reprise aos domingos, às 15 horas. Jovens talentos no especial de estreia: o pianista Gonçalo Rebelato, o violeiro João Bellaver e o multi-instrumentista Gabriel Bellaver. O programa promete interação com o público por meio das redes sociais de Marczak, que pretende atender pedidos musicais - tanto de temas clássicos como de populares.


Violinista, compositor e maestro, ele começou no instrumento aos 6 anos de idade. Venceu concursos nacionais e internacionais, ganhou bolsas de estudo dos governos alemão e suíço e viveu 20 anos na Europa, atuando como concertista.


De volta a Londrina, fundou a Escola de Música Sol Maior, que está completando duas décadas. A escola mantém o projeto Sol Maior, que já atendeu 8 mil crianças e jovens e revelou muitos talentos. É a primeira vez que Marczak produz e apresenta um programa de rádio. "Atendi a um convite da direção da emissora. Embora tenha feito parte do elenco de várias rádios no Brasil e no exterior, o programa próprio é a realização de um sonho".


Neste primeiro programa, ele revela que, aos 11 anos, teve carteira assinada como funcionário da UEL e mantém uma ligação forte e afetiva com a instituição. Quando o Teatro Ouro Verde pegou fogo, em 12 de fevereiro de 2012, Marczak foi um dos primeiros músicos da cidade a promover concerto pela reconstrução do espaço, acompanhado da Orquestra Jovem de Londrina e do Quarteto Descobertas. Os convidados da estreia atuam no projeto Sol Maior como professores. Violeiro e compositor, João Bellaver começou no instrumento aos 9 anos. Docente no projeto, o pianista Gonçalo Rebelato faz o curso de música na UEL. Gabriel Bellaver, além de multi-instrumentista, atua como técnico de som no Fala, maestro. As gravações também contam com apoio de Renan Dias e César de Aquino e estão sendo feitas fora dos estúdios da UEL FM.

Entre os bastidores da estreia, Marczak compartilha com os ouvintes a produção do álbum Sinestesia, lançado recentemente. São 13 temas compostos por ele e Rebelato, inspirados em sentimentos humanos como desejo, paciência, compaixão, tristeza, alegria e perdão. "Na pandemia, sem eventos e concertos, estamos produzindo muito para a internet e as redes, como esse álbum", explica. Ele revelou que as músicas de Sinestesia foram captadas num apartamento, transformado em estúdio. "O computador em cima de um banquinho e a TV como uma espécie de espelho retrovisor para sincronizar antes de começar a gravação. O som do violino e do piano compensou as dificuldades técnicas", explicou Gabriel Bellaver, que gravou e editou. Sinestesia está disponível nas plataformas de streaming. Ao todo, Marczak tem 22 álbuns lançados, com mais de 200 obras (entre interpretações e composições).


Continue lendo