Terminam nesta segunda, dia 6 de julho, as inscrições para o 29º Festival de Música de Londrina (FML). Este ano, o Festival oferece 55 cursos ministrados por 52 professores, profissionais reconhecidos no cenário nacional e internacional. Todos os cursos de instrumentos, voz e estruturação musical podem ser visualizados, com os devidos professores, cargas horárias e valores no site do festival (www.fml.com.br).
As inscrições podem ser feitas via site, por meio de fichas de inscrição, boleto bancário ou depósito em conta ou ainda direto na sede do evento, que fica a Praça 1º de maio, nº 110, Londrina / Paraná, com CEP: 86010-120. Telefone: (43) 33716595. As inscrições são gratuitas para crianças até 12 anos.
O 29º Festival de Música de Londrina será realizado entre os dias 11 e 25 de julho, com sede no Colégio Mãe de Deus (avenida Pará, nº: 845). O FML é o "Festival de Todas as Músicas" e tem na grade pedagógica o diferencial, quando comparado a outros festivais brasileiros. Um exemplo é a variedade e abrangência de cursos e níveis de formação. No FML, nenhum estudante volta para casa. Há testes no 1º dia do evento, mas classificatórios e não eliminatórios.
Entre os cursos que se destacam estão: "Processos Criativos em Composição Musical com ênfase em Heurística Musical", ministrado por Ricardo Mandolini, da Universidade de Lille III, França; "Oficina de Música Eletrônica" - voltado para estúdios, DJs, bandas - ministrado por Ilan Kriger; "Praticas de Músicas do Mundo" – elementos da música popular de diversas culturas, com o professor Gabriel Levy e o curso de Musica para a Terceira Idade, pela primeira vez no Festival.
Na sua programação artística o evento dará ênfase a compositores, explorando estilos musicais de cada um, composições nacionais e internacionais. Homenagens serão feitas a Mendelson, Haydn e Carmen Miranda. O concerto de abertura oficial será no dia 11 e 12, com a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina, no Teatro Ouro Verde. Também serão realizadas apresentações no calçadão central da cidade, nos teatros, hospitais, igrejas, penitenciárias, empresas e espaços abertos.