Imagine sobre um palco uma banda numerosa, formada por cerca de dez pessoas. Todos se vestem com ternos uniformes e usam óculos escuros, tal qual os Blues Brothers. Em meio a diversos clássicos dos anos 40, 50 e 60, fazem coreografias no ritmo das músicas. Prezam não só pelo lado musical, mas pela diversão como um todo. Assim são as apresentações da banda Soulution (posteriormente rebatizada como Soulution Orchestra).
O fato de ser uma big band já é uma característica marcante. Sua formação chegou a contar com até 14 músicos. Hoje, mais enxuta, é composta por nove integrantes, com idades variando dos 18 aos 35 anos. Entre eles, estão instrumentistas experientes, que já fizeram parte de bandas importantes na cena paranaense. É o caso do baterista André Luiz Ricciardi, ex- componente do grupo de blues Mister Jack, e também do baixista Fábiano Cordoni, ex-Skuba. O vocalista e mentor da patota, Zé Rodrigo, também já esteve em outros conjuntos musicais, mas como baterista. Algumas de suas antigas bandas foram Sem Censura e Metralhas Beatles Again. Completam a trupe Márcio Rangel (sax), Renato Lage da Silva (Sax Alto), Alexandre Gabriel (trombone), James Couverout (trompete) e Moacyr Boff Junior (teclado).
Com pouco mais de um ano completado, este conjunto fez um bom currículo em pouco tempo. Venceu um concurso de bandas, ganhando como prêmio a gravação de um CD que está para sair em breve. Sem contar que sua agenda está constantemente ocupada por uma média de 4 a 5 shows semanais. O repertório do grupo é escolhido minuciosamente, incorporando apenas músicas que tenham ritmo de festa. Os estilos predominantes são swing, rockabilly, soul (referência ao nome) e blues em covers de clássicos de artistas do naipe de James Brown, B.B. King, Blues Brothers, Eddie Cochram, entre outros.
Confira neste especial:
>>>> Entrevista com o vocalista Zé Rodrigo
>>>> Comentários
>>>> Letras de músicas
>>>> Site oficial: www.soulution.com.br
* Especial publicado em 21 de setembro de 2001