Para espantar a monotonia do domingo, nada melhor do que uma boa tarde cultural. Depois do sucesso do primeiro "Projeto Cultural Lambança", realizado em abril, neste domingo, 28 de setembro, a Drop Dead Skatepark será palco para a segunda edição do evento. A proposta é abrir espaço para novos artistas, de ideologias e estilos diferentes que não têm oportunidades de expor seus trabalhos em espaços tradicionais. Para fazer parte desta primeira miscelânea, foram convidados artistas plásticas, escultores, fotógrafos e músicos da cena underground. O objetivo é suprir a carência do público alternativo nas tardes de domingo.
O local que conta com bar, lanchonete, vídeo e loja da Drop Dead, comporta 500 pessoas, as quais terão a chance de acompanhar a segunda edição do "Projeto Cultural Lambança", que começa a partir das 16 horas, na única pista de skate coberta de Curitiba. Situado bem no centro da cidade - na Travessa da Lapa, 231 – entre as ruas Visconde de Guarapuava e André de Barros, a skatepark funciona diariamente para os praticantes do esporte.
A área total é de 1.000 m² cobertos com direito a arquibancada para o público, banheiros e toda infra-estrutura necessária. A pista que tem capacidade para 15 skatistas andarem ao mesmo tempo, terá uma parte transformada num palco inédito, onde as bandas vão se apresentar sobre o obstáculo principal. O mezanino estará reservado para as exposições de fotografia, pinturas, colagens e brechó da Flor de Vedete. Os fanáticos por raridades em vinil, cds e quadrinhos terão a sua vez num sebo montado no local das lojas Túnel do Tempo e Raridade Discos. Também terá roupas e acessórios com preço de fábrica na Drop Dead Skateshop.
Atrações
Na segunda edição do Lambança, que tem o apoio cultural da Drop Dead Skateboard Style, os designers Rafael Parisotto, da Hideout, e Thiago Batista vão expor em sua amostra de colagens "TH & BA", a violência urbana, uma triste realidade que está assombrando o mundo. Já, o fotógrafo paranaense Rodolpho Pajuába vai explorar a sensualidade das mulheres. A amostra de pintura de Vinícius Patrial, pintor londrinense, mostrará ao público o cotidiano urbano em telas a óleo, além de colagens e alguns trabalhos tridimensionais.
Para embalar a tarde, pista de dança com a dj Lady Daphine e convidados, com o que há de melhor do alternartivo, eletrônico, jazz, world music, rock, folk e soul. Além disso, show com as bandas convidadas: Catalépticos, Faichecleres, Vermes do Limbo, The Ess, Evol Idols e AAAAA Malencarada que vai abrir o evento tocando uma música de cada grupo presente no Lambança.
Bandas
A formação atual do Faichecleres com Giovani (baixo e vocal), Marcos (guitarra e vocal) e Tuba (bateria) apresenta uma característica marcante. Além do figurino, uma performance explosiva o que resulta em uma forte presença de palco contagiando o público. Ao ouvir os primeiros acordes de qualquer uma das canções do Faichecleres, a impressão que se tem é de retornar no tempo, direto aos anos 60, quando a música era feita de maneira bem humorada e natural, sem forçar estilos, sem exageros e com um único objetivo: levar o bom e velho rock’n’roll a todas as partes. O som do Faichecleres no mínimo é excitante, enérgico, e repleto de momentos memoráveis. Giovanni, Marcos e Tuba criam um clima único e com muito gás, marca registrada da banda.
Já, os Catalépticos é hoje considerado pela crítica estrangeira como uma das mais importantes bandas do estilo "psychobilly". Além do Brasil e da Alemanha, o grupo já teve trabalhos lançados nos Estados Unidos, Japão e Inglaterra. A banda adota o lado mais agressivo do "psycho", chamado por alguns: "Power Psychobilly", por tocar no limite da rapidez, utilizando-se das bases instrumental do "rockabilly", como a bateria simplificada e o contrabaixo - acústico, juntamente com uma guitarra permanentemente distorcida. O resultado desta fórmula é um som extremamente rápido e violento, onde despejam insanos berros que abordam temas macabros, revelando o terror em todas as suas faces.
Também sobem ao palco, ou melhor no obstáculo, Vermes do Limbo, o trio de Londrina mostra à capital paranaense seu rock experimental, The Ess, que tocam rock’n’roll e eletrônico. E para completar a festa Evil Idols com o melhor do punk rock e AaaaaMalencarada que vêm fazendo histórias no cenário underground paranaense com seu punk pop. As letras comentam fatos da natureza, viagens, psicodelismo e cotidiano.
Serviço:
2ª edição do Projeto Cultural Lambança
Local: Drop Dead Skate Park
Endereço: Travessa da Lapa, 231 - Centro
Data: 28 de setembro, domingo
Horário: a partir das 16 horas
Entrada: R$ 5. ingressos à venda somente no dia
Telefone: (41) 224-0885