Notícias

Show de cidadania

19 nov 2003 às 19:05

Nem só de espetáculos oficiais e profissionais vive a cultura de Londrina. Através do projeto "Faces de Londrina", a coreógrafa Carina Corte e mais quatro integrantes desenvolveram um espetáculo de dança com 67 crianças e adolescentes que estudam em escolas da rede pública de ensino. O trabalho contou com o apoio do Programa de Incentivo à Cultura (Promic).

A primeira apresentação aconteceu no dia 14 nas Escola Tiradentes, na Vila Portuguesa. Ansiosos e com certo nervosismo os dançarinos, na maioria deles estreantes na função, encantaram o público na apresentação de quase uma hora. Vestidos com roupas desfiadas de jeans e retalhos coloridos, eles representaram no espetáculos seus medos e sonhos, tema escolhido por Carina.

A coreógrafa contou que trabalhou com as crianças esses temas e que o maior medo de todos era que a mãe morresse. Depois, vinham situações como medo de levar tiro, usar drogas ou ficar abandonado. Entre os sonhos, estava a vontade de ver os pais felizes e de ter amigos para conversar. Tudo isso foi representado nas coreografias.


Dançar era um sonho que virou realidade para as amigas Hellen Cris Santos, 12 anos, e Tatiana Ketyn, 13. Elas contaram que costumavam se reunir na casa de Tatiana para ensaiar com a intenção de formar um grupo. Tempos depois, ficaram sabendo que ia ter um grupo de dança na escola e se uniram a ele. ``Quando comecei a ensaiar é que fui acreditar que estava dançando. É um sonho'', revelou Hellen entusiasmada. Já Tatiana confessou certa ansiedade antes da apresentação. ``Foi bom mas fiquei um pouquinho nervosa. Depois do início, a gente se soltou'', detalhou.


Ronivaldo Gomes da Silva, 16, já tinha participado de uma apresentação no ano passado e mostrou segurança durante o espetáculo. ``Eu me apaixonei e gosto muito de ballet. Rolou vários desafios e preconceitos mas eu estou construindo o meu futuro e não o das pessoas'', relatou. Ronivaldo disse ainda que pretende concorrer a uma bolsa pela Funcart no próximo ano e quer ser um bailarino profissional.

Nos próximos dias, haverá mais apresentações do ``Faces de Londrina''. No dia 21, o espetáculo começa às 18h30 na Concha Acústica (área central). No dia 22, a dança será apresentada no Centro de Cultura e Lazer do Maria Cecília às 17 horas e, nesse mesmo horário, no dia 23, haverá espetáculo na Biblioteca Virtual do Jardim Franciscato. Dias 29 e 30 os dançarinos mirins encerram a ``temporada'' com apresentações no Circo Funcart às 20 horas. A entrada é franca em todos os espaços.


Continue lendo