O grupo prefere não estabelecer nenhum rótulo para a sua música, mas o som da banda traz guitarras estridentes e distorcidas misturadas em uma dose de harmonia, algo que não fica longe de mais uma vertente do rock. O próprio título do primeiro disco do grupo, lançado em agosto de 2002 confirma isto. É o CD "rock and roll..." gravado ao vivo, em oito canais e em sistema analógico no estúdio TNT de Londrina.
Depois da gravação e lançamento, o grupo passa agora pela fase de divulgação do trabalho. Para isso, criou seu endereço na Internet: o site http://www.mudcracks.com.br que fala sobre a criação da banda, suas influências, o disco, além de disponibilizar algumas fotos e músicas para download.
Fora do mundo virtual o Mudcracks se prepara para três apresentações que vão ser realizadas na primeira metade do mês de novembro em Londrina. Uma fase de muitos frutos, como todos os grupos que decidem percorrer o trilho das composições próprias, o Mudcracks geralmente fica de fora do roteiro das grandes baladas.
O primeiro dos três shows vai ser realizado no dia 02 de novembro, no bar do Tio Mário a partir das 21h. Depois a festa continua com som mecânico. A segunda apresentação vai ser no dia 09 de novembro, durante mais uma edição do Circuito Gaviaba. O show vai ser no anfiteatro do Zerão, onde no mesmo dia se apresentam as bandas Pipodélica de Florianópolis, e os londrinenses do Espíritos Zombeteiros.
E para o dia 14 de novembro está sendo confirmada mais uma edição do Circuito de Shows Internacionais da produtora Madame X, em que o Mudcracks deve se apresentar ao lado do grupo The Buttchers Orchestra, de São Paulo, no palco do The Musik Hall. A banda Mudcracks também aguarda ansiosa a oportunidade de tocar em outras cidades para poder demonstrar o seu trabalho.
O grupo foi formado em agosto de 2001 e surgiu da junção de duas extintas bandas de Londrina: Concert for Youth e The Backers. A união se consolidou pelas preferências musicais dos quatro integrantes que trazem influências de grupos como Guided by Voices, Sonic Youth, Jon Spencer Blues Explosion e Sebadoh.