Notícias

Sem resistências nem limites

15 nov 2007 às 17:28

Desde seu surgimento, a banda Los Diaños, de Curitiba, sempre experimentou idéias diferentes do habitual, e isso ficava bem claro em sua música de difícil classificação, que em linhas gerais poderia ser resumida em uma fusão de sonoridades vintage jazzísticas com peso e sujeira de estilos roqueiros.

Para o lançamento de seu segundo álbum, "Contagem Regressiva Para a Insanidade", a experimentação não ficou restrita apenas à música, mas ao formato. Em épocas de download de músicas na internet e incertezas sobre a melhor forma de comercializar fonogramas no mercado, o grupo teve a ousada atitude e não lançá-lo em CD, mas em um luxuoso vinil, com a possibilidade de baixar o álbum em MP3 de forma gratuita em seu site.


A idéia foi bem sucedida. Segundo o vocalista e trompetista RHS, em um ano a tiragem inicial do vinil já está quase esgotada. "Quando viajamos para tocar, há cidades onde nunca vendemos um disco, mas o público sabe cantar todas as letras. Graças ao download das nossas músicas na internet", complementa.


Neste segundo álbum, a formação da banda mudou. Além de RHS, Toshiro (baixo acústico) e André Ribeiro (guitarra), entrou o novo baterista Germano Diedrichs e foi incorporado um violinista, Fred Paegle.Todos estes acréscimos contribuíram para melhorar as músicas, tanto em técnica quanto em qualidade artística. A faixa "Mínima de Cinco" comprova isto, por ser uma canção do álbum anterior, que foi regravada com novos elementos e um arranjo mais encorpado.


As referências musicais vão do jazz dos anos 30 e 40 ao punk, psychobilly e thrash metal, em músicas com muitas quebras, mas ainda assim lineares. As letras estão mais diretas, com menos metáforas, mas mantiveram seu tom sarcástico e sutil.


As variações de uma faixa para outra são grandes. O disco começa com a explosiva "Você Se Foi". Em seguida vem "Triste Fúria de um Sorriso", quase em clima de cabaré. "Café da Manhã" e "Deus é Grande Mas Não é Dois" (título em homenagem a um quadrinho clássico de Lourenço Mutarelli) pendem mais para o jazz, enquanto "A Pressa é Inimiga dos Dentes" e "Mistérios da Sagrada Burrice" são mais rock - esta última é a faixa de trabalho, com videoclipe caprichado.


São ao todo 10 faixas, sendo duas instrumentais. Como complemento, algumas têm trechos de diálogos safados do filme "Bonitinha Mas Ordinária".

Serviço:
No site da banda é possível baixar o álbum gratuitamente ou comprar o vinil: www.losdianos.com


Continue lendo