Notícias

Samba em fusão

27 dez 2007 às 17:28

O samba pontificou como o gênero de todas as estações em Londrina em 2007. Raras vezes, pelo menos nos últimos dez anos, a programação musical da cidade esteve tão abastecida com shows dedicados ao ritmo como ao longo dessa temporada. A circunstância não poderia ser mais oportuna para a cantora Lia Cordoni mostrar seu show ''Samba-Fusão'', que apresenta nesta sexta-feira, às 22h30, no Bar Valentino.

''Samba-Fusão é um show conceitual que homenageia o samba e o Brasil com composições próprias'', afirma a cantora, que nasceu em São Paulo, mas iniciou a carreira musical há uma década em Londrina, como integrante do coro cênico Chaminé Batom. Segundo ela, o espetáculo aperfeiçoa o show de lançamento do projeto realizado há exatamente um ano no mesmo palco.


''Naquela noite, o público ficou contagiado com as músicas. Agora, voltamos com repertório autoral e mais amadurecidos'', diz. Filha da também cantora Neuza Pinheiro, Lia será acompanhada pelos músicos Jairo Cechin (composição, violão, voz), Filipe Barthen (baixo e vocais), Marquinhos Santos (teclado e guitarra) e Rodrigo Serra (bateria). Todas as canções do show são de autoria de Cechin, um músico gaúcho radicado há 20 anos na capital paulista.


''Ele pesquisou as várias vertentes do samba, desde o samba-canção e a bossa nova até o partido alto e o samba-rock. Depois, sob essa influências, compôs para minha voz. É um trabalho novo, que revela arranjos de fusão do samba com outros gêneros, resultando num samba estilizado com referências ao samba-jazz e ao samba-soul'', salienta a artista.


O espetáculo é repleto de simbolismos cujos cenário, figurino e enredo remetem ao sincretismo religioso, ao gingado da mulher brasileira e até a questões relacionadas ao preconceito racial e à desigualade social do País. ''Na primeira parte do show, as canções falam de orixás, do universo do candomblé e eu apareço vestida de benzedeira. Na segunda parte, o show fica mais dançante e procuro evocar a mulher brasileira cantando samba-rock'', conta.


De acordo com ela, todas as composições reunidas para o show desta sexta-feira farão parte de seu primeiro CD, previsto para ser lançado em abril de 2008. O disco está em fase de pré-produção. ''Estamos criando os arranjos, floreando as canções, cuidando dos detalhes de cada faixa'', ressalta. No processo que antecipa a entrada ao estúdio, ela está trabalhando com Maria Alvim, preparadora vocal que já deu aulas para cantoras consagradas como Maria Rita e Paula Lima.


O disco será produzido por Xinho Rodrigues, baixista de Vânia Abreu. Entre os músicos escalados para as sessões de gravação estão Felipe Roseno (percussionista que toca com Fabiana Cozza), Da Lua e Marco Costa (respectivamente, ex-percussionista e ex-baterista da banda de apoio de Maria Rita); além do Quinteto em Branco e Preto (renomado grupo paulistano de samba de raiz).


Lia anuncia que o show de pré-lançamento do CD já está agendado: será no Centro Cultural Vergueiro, em São Paulo, no próximo dia 14 de janeiro. O show faz parte do projeto ''Chuva de Estrelas', que trabalha na divulgação de novos talentos femininos da MPB.

Serviço:
Show ''Samba-Fusão'' de Lia Cordoni

Data: 28 de dezembro, sexta-feira
Horário: 22h30
Local: Bar Valentino
Endereço: Av. Faria Lima, 486 (Londrina - PR)
Entrada: R$ 7
Mais informações e reservas pelo telefone (43) 3348-0791


Continue lendo