Notícias

Samba de raiz

26 dez 2003 às 17:25

Pelo sétimo ano consecutivo, o Cimples SambaEChoro inaugura mais uma temporada, mantendo vivo o samba tradicional e de raiz através de apresentações com artistas que se dedicam a este tradicionalísimo ritmo brasileiro.

Localizado no balneário Guarapari, no litoral paranaense, este simpático e acolhedor boteco neste ano está se divulgando como "o bar com mais informações de samba e choro do Brasil", parafraseando um jornalista que esteve por lá no verão passado e se impressionou com a quantidade de recortes que literalmente forram as paredes do Cimples.


Neste final de semana, o Cimples inaugura sua nova temporada, tendo como atrações o grupo Ebubu Fulo, e mais os sambistas Gogó de Ouro e Didi do Cavaco. Na sexta-feira, 26 de dezembro, todos os três sobem ao palco do bar, sendo que Didi fará um show em homenagem a Paulinho da Viola. No sábado, dia 27, a atração será apenas Didi do Cavaco. Já no domingo, haverá uma parceria entre Ebubu Fulo e Gogó de Ouro.


Os artistas
O Grupo Ebubu Fulo, formado por quatro músicos talentosos de Curitiba, executa choros, maxixe e sambas instrumentais com muita pegada e originalidade. Nas cordas, Vinicius Chamorro (violão 6) e Julião (cavaquinho), dois jovens integrantes da Orquestra a Base de Cordas do Conservatório de MPB de Curitiba. O cavaquinista Julião Boêmio, aos 24 anos, é um dos fundadores e membro do Clube de Choro de Curitiba e exímio compositor dentro do estilo.


Daniel Miranda, clarinetista, é um estudioso do choro e maxixe. Zezinho do Pandeiro, considerado um dos melhores percussionistas do Paraná, completa esse time de ouro que já acompanhou ícones da música popular como Guilherme de Brito, Raul de Barros, e sambistas do calibre de Nadinho da Ilha, Camunguelo, entre outros. Regularmente, o quarteto se apresenta no bar O Barão (no mesmo local onde antigamente funcionava o tradicionalíssimo Bar Palácio) em Curitiba, sempre aos domingos.


O repertório de choro, hoje é um dos maiores do sul do Brasil. Entre os compositores podemos citar: Pixinguinha (1x0, Cochichando, Segura Ele), Jacob do Bandolim (Assanhando, Bole-Bole, Noites Cariocas), K-Ximbinho (Sonoroso, Sempre, Eu Quero é Sossego), Waldir Azevedo (Carioquinha), Camunguelo (Zé Galinha e Camunguelando), Julião Boêmio (Ebubu Fulô, Cafezinho na Cozinha da Vizinha, etc), Cláudio Menandro (Baião Atleticano). No final de janeiro o Ebubu Fulo estará lançando seu primeiro CD.


Didi do Cavaco é um artista que sempre teve a música como uma atividade paralela, mas há algum tempo tem se dedicado a ela quase que exclusivamente. A mudança ocorreu quando se juntou a amigos para organizar o grupo de choro Simplicidade. No repertório estão músicas de Ernesto Nazaré, Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Zequinha de Abreu, K-Ximbinho, Anacleto Medeiros, entre outros.


Carioca, sambista e mecânico de automóveis, Gogó de Ouro veio para Curitiba há mais 20 anos fixar residência. É hoje um dos maiores batalhadores e divulgadores do samba na capital paranaense. Tem contabilizado mais de 1.200 sambas em seu repertorio.


É um intérprete diferenciado e irreverente do Samba. Incansável, realiza diversos eventos anualmente, sempre reunindo sambistas novos e veteranos, muitas vezes gastando seus próprios recursos para realizar suas ações – tudo para que o samba não caia no esquecimento dos curitibanos. Mostra sua alegria cantando no Restaurante Nilo Samba e Choro, às sextas e sábados.



Serviço:
Abertura da temporada 2004 do Cimples SambaEChoro

Endereço: Rod. Praia de Leste – Pontal do Sul - Km 2,5 (Balneário Guarapari)
Entrada: R$ 5,00
Telefone: (41) 458-6012 e 9902 5173


Programação:
Data: 26 de dezembro, sexta-feira
atrações: Ebubu Fulo, Gogó de Ouro e Didi do Cavaco homenageando Paulinho da Viola


Data: 27 de dezembro, sábado
atrações: Didi do Cavaco

Data: 28 de dezembro, domingo
atrações: Ebubu Fulo e Gogó de Ouro


Continue lendo