No dia 05 de outubro, um time de peso sobe ao Palco Sunset, do Rock in Rio, para uma homenagem aos 30 anos do funk. Com o comando da Funk Orquestra, a primeira orquestra de funk do mundo, se juntam estrelas como Fernanda Abreu, Buchecha e Ludmilla, apresentando as três décadas do ritmo carioca. Para fechar esse encontro, Kevinho sobe ao palco para fazer uma homenagem ao MC Sapão, e cantar seus sucessos. Sapão, artista que faria parte do show, faleceu em abril deste ano.
"A morte do Sapão me impactou muito, porque no dia que o convidei para fazer parte desse show, eu recebi um áudio dele lindo, muito emocionante, falando do quanto ele estava feliz por tocar no Rock in Rio e do quanto o festival era importante para ele. Eu fiquei muito feliz porque já havíamos trabalhado juntos antes", afirma Zé Ricardo, diretor artístico do Palco Sunset, que completa: "quando ele faleceu foi um impacto muito grande para todos nós e eu relutei muito antes de chamar qualquer outro artista para fazer parte do show, porque eu não queria que nada soasse como uma substituição, porque não existe essa possibilidade. E quando surgiu a ideia de fazer a homenagem a está referência do funk foi incrível porque todos os artistas que estarão no show aceitaram. A escolha do Kevinho está diretamente relacionada a referência que o Sapão, enquanto artista, trouxe para a sua carreira. Nesse caso, estamos trazendo um artista da nova geração fazendo a melhor das homenagens a este ídolo que é o Sapão", finaliza.
Nascido e criado em Nova Brasília, no Complexo do Alemão, MC Sapão ficou conhecido pelas faixas "Eu Sei Cantar" e "Vou Desafiar Você". Esta última, tida como seu maior sucesso, tem mais de 100 milhões de visualizações no Youtube. Ele também fez parcerias com diversos nomes do funk, como Mr. Catra, MC Guimê e Anitta.
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
Para a homenagem, Kevinho e Buchecha – amigo próximo de Sapão por muitos anos – cantarão um medley com os sucessos "Eu to Tranquilão", "Diretoria" e "Vou Desafiar Você".
Kevinho
Nascido Kevin Kawan de Azevedo, em Campinas, no interior de São Paulo, Kevinho iniciou sua carreira aos 14 anos quando divulgou suas primeiras músicas na internet. Mas foi a partir de 2016 que as coisas começaram a deslanchar com a música "Olha a Explosão" chegou ao mercado e se tornou um hit, passando a ser uma das faixas mais tocadas durante o carnaval de 2017. O sucesso foi tanto que "Olha a Explosão" também ganhou uma versão em forró, com a participação de Wesley Safadão. Depois disso, Kevinho seguiu fazendo sucesso e emplacou novos hits como "Encaixa", com a participação de Léo Santana, que contabiliza mais de 270 milhões de visualizações no Youtube.
Funk Orquestra
Com direção artística de Fabio Tabach, produtor musical e de alguns grandes hits do funk brasileiro, junto do violinista e regente Eder Paolozzi, formado em regência, aos 28 anos, em Milão, Itália, no prestigiado Conservatorio Giuseppe Verdi. A "Funk Orquestra" é formada por 28 jovens músicos oriundos de algumas das principais orquestras sinfônicas da cidade do Rio de Janeiro e pela dupla de DJs, produtores e arranjadores, 2FAb, formada por FabioTabach e PhabyoDJ. Tocaram ao lado de grandes cantores e MCs brasileiros e estrangeiros em concertos interativos, com um live VJ para ajudar nessa experiência multissensorial.
O repertório da orquestra revisita um pouco dessa história musical que começou em 1989, quando surgiu o primeiro funk cantado em português, lançado no álbum Funk Brasil 1, produzido pelo DJ Marlboro, criador do movimento, e conta sua evolução até os dias de hoje, passando pelo Rap da Felicidade (Eu só quero é ser feliz), Claudinho e Bochecha, raps, melodys, montagens, rasteiros, SP, 150BPM e chegando até ao grandes artistas que emplacaram hits internacionais como Ludmilla, Kevinho e a rainha do funk, Anitta.
Fernanda Abreu
A cantora carioca Fernanda Abreu é uma importante figura da cena musical brasileira. Foram cinco anos na banda pop Blitz, sucesso de 1981 a 1986, com 5 discos lançados e reconhecimento nacional. Após o término do grupo, Fernanda embarcou no ritmo funk e em 1990 produziu seu primeiro disco solo. Atualmente, já tem mais de seis álbuns em estúdio e uma performance gravado ao vivo. O trabalho mais recente, "Amor Geral" mistura ritmos e sonoridades de diferentes países, como na faixa "Tambor" em parceria com o cantor Afrika Bambaataa, que entrou nas paradas musicais.
Buchecha
Músicas melódicas e letras românticas marcam o trabalho do cantor Buchecha. Sua primeira experiência musical foi ao lado de Claudinho, com hits tocando pelo Brasil, a dupla foi atração de programas de tv e fez apresentações lotadas. O segundo disco teve um milhão de cópias vendidas, com faixas tocadas até hoje, como "Quero te encontrar". O cantor seguiu a carreira solo com seu CD acústico gravado em 2006, logo depois lançou "Romântico com Elas", em 2010, e o seu primeiro DVD (2014) em comemoração aos 15 anos de sucessos. O CD "Adesivo" foi produzido por Umberto Tavares e Mãozinha. Ao longo desses anos, Buchecha deu nova roupagem a antigos sucessos e lançou faixas inéditas, mantendo sempre as suas características. O cantor tem trabalhado seus hits em apresentações no Brasil, e feito participações especiais como na música "Santinha", de Dennis DJ.
Ludmilla
Considerada a artista negra mais seguida no Instagram, com mais de 12 milhões de seguidores na plataforma, Ludmilla é uma das cantoras pop mais popular do Brasil, com apenas 23 anos de idade e duas turnês realizadas pela Europa. A cantora é uma hitmaker. Só em 2018 foram seis hits entre singles e participações, como "Cheguei", "Te Ensinei Certin", "Não Quero Mais", "24 Horas Por Dia", "Solta a Batida", "Não Enconsta", "DinDinDin", "Jogando Sujo". Recentemente ela lançou a música Clichê, em parceria com Felipe Araújo, que em menos de uma semana alcançou os charts no Spotify e virou parte da trilha sonora da novela das 21h, O Sétimo Guardião (Rede Globo), sendo o tema do casal protagonista. Em 2019, Ludmilla gravou seu primeiro DVD ainda inédito.