Uma das maiores surpresas de 2007, os novaiorquinos do Battles lançaram em maio seu primeiro CD, "Mirrored", e provocaram curiosidade com seu som complexo.
Com bateria marcante e vocal em rotação acelerada, o single "Atlas" foi eleito melhor daquela semana pela NME. A banda declarou que detesta o termo math rock (rock matemático), usado constantemente na imprensa para definir seu som. Para eles é o mesmo que dizer "gelo gelado", pois toda música utiliza matemática, então preferem definir como algo entre a eletrônica e o rock.
De pasagem pelo Brasil, o Battles se apresenta pela primeira vez em Curitiba, no dia 19 de novembro, segunda-feira, no Era Só O Que Faltava, a partir das 22 horas. A turnê brasileira inclui ainda apresentações em dois fetivais de gêneros distintos (o Festival Eletrônica, em Belo Horizonte, e o roqueiro Goiânia Noise Festival, na capital de Goiás) e um show em São Paulo.
A banda é composta por Tyondai Braxton (guitarra, teclado, vocais), Dave Konopka (guitarra, baixo), Ian Williams (guitarra, teclado) e John Stanier (bateria). Todos os integrantes têm histórico consistente dentro do rock de vanguarda. Stainer já esteve no Brasil com sua antiga banda Helmet em 1994, e é também integrante do Tomahawk, ao lado de Mike Patton (ex-Faith No More). Braxton foi colaborador do estranhíssimo Prefuse 73. Konopka já esteve com o eletrônico Lynx. Já Willians foi líder do Don Caballero, cultuada banda de post rock.
Battles é mais uma aposta certa da Warp Records, gravadora inglesa que já deu ao mundo nomes como Aphex Twin, Grizzly Bear e Squarepusher, dentre outros. Completam a noite a banda Our Gang e a discotecagem fica por conta do Dj Herzog.
Serviço:
Battles, Our Gang e DJ Herzog
Local: Era Só o Que Faltava
Endereço: Av. República Argentina, 1.334 - Água Verde
Data: 19 de novembro, segunda-feira
Horário: a partir das 22h
Ingressos: 1º lote de 100 ingressos a R$ 20,00. Depois, outro valor. Ponto de Venda no local
Telefone para informações: (41) 3342-0826