Notícias

Rita Lee faz apresentação única nesta sexta-feira, em Curitiba

28 set 2006 às 17:28

Ela é dona do rock. A dama do gênero. Pelo menos foi assim que Rita Lee se consagrou ao longo do anos. E lá se vão quase quatro décadas de carreira desde que ela ingressou no cenário musical.

Integrante de um dos grupos mais importantes do rock nacional, quando foi substitúida, a precursora (Zélia Duncan) ligou para ela e pediu permissão. Foi só depois do aval de Rita, que Zélia se sentiu segura para participar do retorno nos Mutantes. Rita saiu do grupo na década de 70 e desde então muita água rolou. As canções que marcaram essa trajetória vão poder ser ouvidas ao vivo pelo público curitibano nesta sexta-feira, 29 de outubro, em única apresentação que a cantora faz na Capital.


Paulistana de nascimento, Rita Lee Jones pensou até em ser veterinária e atriz. Mas ainda na adolescência, ganhou uma bateria de presente. A paixão pelo rock nasceu daí, de bandas formadas com colegas de escola. Chegou a montar a banda ''Teenage Singer'' antes de conhecer, no anos 60, os irmãos Sérgio e Arnaldo Dias Baptista. Não foi só sua vida que mudou. Mas a da música brasileira também. Pois foi com os Mutantes, que montou com os irmãos e outros amigos, que Rita decolou. Gravaram seis discos juntos, entre eles ''Os Mutantes'' (1968) com a música ''Panis et Circenses''.


Seu primeiro disco solo foi gravado nessa época também (''Build up'', em 1970). Dois anos depois ela se desligaria definitivamente da banda. No ano seguinte, ela montou o grupo ''Tutti-Frutti'' e gravou sucessos como ''Agora só Falta Você''e ''Ovelha Negra'', músicas que, passam anos e anos, ainda integram o repertório dos seus shows. Como é o caso do que ela apresenta hoje, em Curitiba. Foi também nessa época que conheceu seu parceiro e marido Roberto Carvalho.


Na década de 80, afastada da música, Rita chegou a fazer cinema e televisão e até a participar de novelas, como ''Top Model'' e ''Vamp''. Seu retorno aos palcos foi gradativo. Em 2001, gravou ''Bossa in roll''. Na época gravou também o CD ''Acústico MTV'', com participação de músicos consagrados. Até maio de 2004, Rita apresentava, ao lado de Fernanda Young, Marisa Orth e Mônica Waldvogel, o programa ''Saia Justa'', que fez sucesso no canal a cabo GNT e em 2003, lançou o CD ''Balacobaco''.


Seu disco mais recente é ''MTV ao vivo'', lançado em 2004. No repertório, músicas que traçam a trajetória da sua carreira e que serão executadas hoje. A cantora vem acompanhada das guitarras e vocais de Roberto de Carvalho e o filho Beto Lee. Na retaguarda estão Brenno Giuliano, no baixo - Edu Salvitti, na bateria - Daniel Teles, nos teclados - e Débora Reis e Maria Diniz, nos vocais. A direção geral é de Roberto de Carvalho.

Serviço:
Rita Lee

Data: 29 de setembro, sexta-feira
Horário: 23h30
Local: Curitiba Master Hall
Endereço: Rua Itajubá, 143 - Portão
Informações pelo telefone (41) 3248-1001


Continue lendo