Notícias

Rebeca Matta e Relespública se apresentam nesta segunda no Era Só

25 jan 2008 às 17:28

A cantora e compositora Rebeca Matta apresenta-se pela primeira vez em Curitiba. O show, que é parte da turnê de lançamento do seu terceiro álbum "Rosa Sônica" (2006, pelo selo Tratore), já passou por Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Florianópolis e chega à capital paranaense para única apresentação no Era Só O Que Faltava com novidades. Uma delas é a presença do power trio formado por Emanuel Venâncio (bateria), Marcos Kiêta (baixo) e Cássio Nobre (guitarra) que, juntamente com Boing (programações e laptop), integram a banda. Com isso a sonoridade eletrônica ganhou pulsão rocker. Para completar, sobe ao palco os curitibanos do Relespública.

O CD “Rosa Sônica”, patrocinado pela Petrobras, após ser selecionado no Programa Petrobras Cultural/2005, na categoria ‘produção musical contemporânea’, foi eleito um dos cinco melhores discos nacionais de 2006 por Bruno Saito (Folha de São Paulo) e um dos 10 melhores do ano por Lauro Lisboa Garcia (Estado de São Paulo), também concorreu ao prêmio de melhor disco independente pela revista Laboratório Pop.


Rebeca Matta ocupa posição particular na cena musical contemporânea. Sem negar origens, revela uma abertura singular a ritmos e influências musicais diversos, como o trip-hop, o pop industrial e a MPB. Em 1998, lançou o primeiro disco, independente, "Tantas Coisas". A repercussão rendeu-lhe o prêmio cantora revelação de 1999 pela APCA.


A preocupação com a independência criativa manteve-se no CD "Garotas Boas Vão Pro Céu, Garotas Más Vão Pra Qualquer Lugar" (2000, Lua Music). Embora bancado por uma gravadora paulista, foi produzido em Salvador, fortalecendo opções locais de produção, estimulando músicos e produtores a um maior envolvimento com produções alternativas.


Entre o segundo álbum e este, Rebeca realizou e participou de importantes eventos. Em 2002, integrou, ao lado de Loop B, Anvil FX (Paulo Beto) e Arnaldo Baptista, o Tributo a Rogério Duprat, no festival Hype (Sesc Pompéia). No ano seguinte, como anfitriã e co-produtora do projeto Tranz, aqueceu a cena independente no verão baiano ao realizar shows com Moisés Santana, Tom Zé e Arto Lindsay. Durante o Carnaval daquele ano, foi a única representante da Bahia no festival pernambucano RecBeat.


Ainda em 2003, destacou-se na noite Pós-Femynysta do projeto Com:Tradição (SESC Pompéia). Participou, ao lado de Sérgio Dias, Lula Queiroga, Otto e outros, do evento Disco de Ouro, focando o álbum Tropicália ou Panis Et Circenses, também no Sesc Pompéia (2005).


No repertório do show, músicas do novo trabalho como Rizoma, Foi um delírio, Boca Pouca, além de Vapor Barato (Jards Macalé e Waly Salomão) e composições de outros tropicalistas inéditas na voz de Rebeca.


Banda clássica do rock local
Já o trio curitibano da Relespública formado Fábio Elias (guitarra e voz), Emanuel Moon (bateria) e Ricardo Bastos (baixo) vem com os hits de diversos momentos da banda como “Garoa e Solidão”, “Nunca Mais”, “Sol em Estocolmo” e “A Fumaça é Melhor Que o Ar”, “A Minha Menina”, de Jorge Benjor, com a incidental “Oração de um Suicida”, de Pedro e Paulo Leminski, e “Minha Mente Ainda é a Mesma”, de Edgard Scandurra.


Há mais de 15 anos na estrada, uma trajetória cheia de conquistas e perlaços, a Relespública tem quatro discos lançados – “E o Rock n’Roll Brasil?” (1998), “O Circo está Armado” (2000), “As Histórias são Iguais” (2003) e “MTV Apresenta Relespública” (2006). Com a experiência de quem tocou em importantes festivais brasileiros como o Rock In Rio 3, Abril ProRock, Curitiba Rock Festival e Goiânia Noise Festival, a Relespública mostra como se faz um rock sem firulas na base da guitarra, baixo e bateria. A banda também é responsável por um dos melhores, explosivos e divertidos shows do rock nacional.

Serviço:
Segunda do Era – Rebeca Matta e Relespública

Local: Era Só O Que Faltava
Endereço: Rua República Argentina, 1.334, Água Verde
Data: 28 de janeiro, segunda-feira
Horário: 22h
Ingressos:a confirmar
Informações para o público: (41) 3342-0826


Continue lendo