Fim de semana glorioso para a comunidade hip hop de Londrina e região. É o que prevê o show do grupo paulistano Racionais MC's, que se apresenta neste sábado na Escola de Circo, em sua terceira visita à cidade. O show começa às 22 horas com abertura dos grupos locais Irmãos do Gueto, Aliados na Rima, Pira Pura, Conspiração Mental e Resistência (de Rolândia).
Os Racionais estão divulgando o recém-lançado DVD ''1000 Trutas 1000 Tretas'', que traz 15 músicas ao vivo, um documentário dirigido por Mano Brown e a participação especial de Jorge Benjor. O grupo projetou-se como o principal nome do rap nacional a partir do álbum ''Sobrevivendo no Inferno'', lançado em 1998 e aclamado como uma obra-prima não só do rap como da música popular brasileira.
O disco surpreendeu público e crítica combinando produção musical refinada com letras contundentes sobre as mazelas dos excluídos. A faixa ''Diário de um Detento'' tornou-se uma espécie de hino do grupo ao abordar na letra a chacina de 2 de outubro de 1992, quando 111 presos da extinta peninteciária do Carandiru foram assassinados por policiais.
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
O álbum ajudou a tirar o rap do gueto hip hop obrigando a mídia a abrir espaço para o gênero. Em 2002, Mano Brown, Ice Blue, Edy Rock e KL Jay lançaram o álbum duplo '' Nada Como Um Dia Após o Outro Dia'', que não obteve o mesmo impacto embora mantivesse o prestígio do quarteto intacto. Antes de conquistar sucesso, porém, eles já haviam gravado o álbum ''Holocausto Urbano'' (1992) e o single ''Escolha o Seu Caminho'' (1994) com as faixas ''Voz Ativa'' e ''Negro Limitado''.
Todos os discos saíram por selos independentes. A trajetória íntegra do grupo foi reconhecida até oficialmente em novembro passado, quando os Racionais - ao lado de outras personalidades - foram condecorados com o título de Cavaleiros da Ordem do Mérito Cultural pelo Governo Federal. O presidente Lula e o ministro da Cultura Gilberto Gil entregaram as insígnias. Mano Brown e seus comparsas deram balão à cerimônia alegando incompatibilidade de agenda.
O novo trabalho chegou às lojas no mês passado. O DVD tem três horas de duração, selecionadas a partir de 600 horas de material bruto. Jorge Benjor participa já na faixa de abertura, ''A Benção Mamãe, a Benção Papai'', registrada durante um show no Sesc Itaquera (na zona leste de SP) em 2004. Esse show e um outro, ocorrido no Galpão do Brás (centro de SP) em 2002, forneceram a maioria das imagens.
Mas há outras, captadas em mais de 40 apresentações pelo país. O repertório revisa ao vivo grande parte do material contido no álbum ''Nada como um Dia Após o Outro Dia'' pinçando as faixas ''Negro Drama'', ''Da Ponte Pra Cá'', ''Expresso da Meia-Noite'', ''Eu Sou 157'', ''A Vida É Desafio'', ''1 por Amor 2 por Dinheiro'', ''Vida Loka'' partes 1 e 2, ''A Vítima'', ''Crime Vai e Vem'' e ''Jesus Chorou''.
Já do álbum ''Sobrevivendo no Inferno'' foram garimpadas as faixas ''Tô Ouvindo Alguém Me Chamar'', ''Diário de um Detento'' e ''Fórmula Mágica da Paz''. Nos extras, o DVD inclui um documentário rodado por Mano Brown, que conta a história da música negra em São Paulo desde o início do século 20 até os anos 80. O filme contém entrevistas com DJs e produtores de bailes que marcaram o lazer noturno da periferia paulistana, como os DJs Hum e Tony Hits e o dançarino Nelson Triunfo, uma lenda viva do break.
Há imagens do grupo em momentos de descontração, como durante uma viagem pelo Japão e em cenas de confraternização com Benjor. Além do DVD, o grupo está lançando uma versão em CD de ''1000 Trutas 1000 Tretas'', mas sem a faixa com participação do rei do samba-rock. Será que vai caber todo mundo debaixo da lona, amanhã, em Londrina?
Serviço:
Show dos Racionais MC's, com abertura dos grupos Irmãos do Gueto, Pira Pura, Aliados na Rima, Conspiração Mental e Resistência
Data: 13 de janeiro, sábado
Horário: 22h
Local: Escola de Circo de Londrina
Endereço: Av. Higienópolis, 1.849
Ingressos: R$ 20,00 (antecipados) e R$ 30,00 (na hora) à venda no Pátio San Miguel, Pronto Socorro da Cerveja, Voz Ativa (Galeria Canaã) e na loja Lado Leste Hip Hop Wear (Terminal Rodoviário de Arapongas)
Telefone para informações: (43) 9115-9725