Notícias

Psicodelia garageira

21 abr 2004 às 17:25

Compareça à Sociedade Portuguesa na noite deste sábado e entre numa máquina do tempo que vai te levar para 40 anos no passado. E não estamos nos referindo à época do golpe militar, mas sim ao período em que entra em moda o rock’n’roll garageiro psicodélico, também conhecido como mod.

Duas bandas deste estilo estarão se apresentando no local: a curitibana Dissonantes e a paulistana Transistors. Esta última aproveita para fazer sua primeira apresentação na cidade, divulgando seu CD "In Transfuzzion", com 14 músicas em inglês, lançado pelo selo paulistano Bizarre Music. A festa começa a partir das 22h30 com os DJs Abonico e Matias e os ingressos custam R$ 10,00.


Os Transistors tocam dois tipos de músicas. As que têm vocais femininos são mais calmas e lisérgicas. Já as que têm vocais masculinos são mais rápidas e rock’n’roll. A banda leva o estilo anos 60 não apenas na música – que faz uso de guitarras saturadas, órgãos Hammond tipicamente retrô e muita psicodelia – mas também pelo visual – que conta com óculos escuros, penteados com grandes franjas, sapatos estilosos e roupas de brechó como ternos (para os homens) e vestidos em tons berrantes (para as garotas).


O grupo foi criado em 1999, pelos integrantes Alberto Zioli e Zuleika Testone. A bateria de Fábio Barbosa deixou o som da banda mais encorpado e afiado. Seguiram muitos shows e algumas gravações demo, até gravarem o álbum de estréia, em 2001. No ano seguinte, Zuleika foi morar na Inglaterra e o grupo ganhou Andréia Crispim no baixo, Mary Freefall na guitarra e William Roque nos teclados, passando de trio a quinteto.


Formada por Bruno Zotto (bateria), Thiago Rosiak (guitarra e vocais), Raphael Machado (baixo e vocais) e Allan Roberto (orgão e vocais), os Dissonantes é desde já um destaque da cena mod de Curitiba, que cresceu em quantidade e qualidade nos últimos anos - só para citar alguns nomes, esta efervecente cena conta com bandas como Criaturas, Mordida, Tarja Preta, a veterana Relespública, entre outras.


Os Dissonantes até já têm hits de shows como 'Do Tipo Brigitte Bardot', 'Ela não é de Plástico', 'Por culpa do Rock' e 'Um Filme a Dois'. É interessante citar também alguns refrões como "...para dizer que eu nunca fui o cara", " ...quero te levar para um cinema" e "posso até morrer de raiva, posso até morrer de amor ...", cantarolados com freqüência nas apresentações.


Serviço:
Transistors & Dissonantes
Discotecagem rock com os DJs Abonico e Matias

Data: 24 de abril, sábado
Horário: a partir das 22h30
Local: Sociedade Portuguesa
Endereço: Rua Pedro Ivo, 462 – Centro (próximo à Praça Carlos Gomes)
Ingressos: R$ 10 (antecipados) à venda na Raridade Disco (Galeria do Comércio, Praça Osório) e no local.
Telefone: (41) 223-0316


Continue lendo