Depois de abraçar de vez a independência dentro do mercado fonográfico, a banda pernambucana Mundo Livre S/A nunca teve uma agenda tão cheia e se prepara para fechar o ano com um balanço altamente positivo.
Mas antes disso o grupo, um dos fundadores do movimento manguebeat, passa por Curitiba e faz única apresentação na próxima quarta, dia 13 de dezembro, no Era Só O Que Faltava, a partir das 22 horas. Na bagagem, o sexto álbum, "Bebadogroove Vol. 1 (Garagesambatransmachine)", primeiro trabalho do selo Ôia Records, criado pela banda, além dos principais sucessos da carreira. Os ingressos custam R$ 15,00.
Fred Zeroquatro (voz, cavaquinho e guitarra), Tom Rocha (percussão), Bactéria (teclado), Xef Tony (bateria) e Areia (baixo) estão na ativa desde meados dos anos 80. O Mundo Livre S/A alcançou notoriedade no começo da década seguinte, com Samba Esquema Noise (1994), no auge do manguebeat.
De lá para cá, o grupo lançou mais cinco álbuns. O título do último trabalho "Bebadogroove" faz referência ao disco "Beba do Samba", de Paulinho da Viola, e apresenta as sempre sagazes letras politizadas de Fred Zeroquatro banhadas em groove. O disco produzido, gravado e mixado em 10 dias, marca o retorno da banda ao esquema independente, o início da Óia Records, e ao mesmo tempo inova em um formato tão pouco utilizado no Brasil, o famoso EP, que aparece com a finalidade de baratear o custo final e ampliar o acesso do público.
A banda acaba de fechar contrato com o selo Monstro, de Goiás, e com a distribuidora Tratore, de São Paulo, a fim de disponibilizar mais duas mil cópias do Bebadogroove - tanto para vendas online como em lojas de todo o Brasil.
2006 vai ficar marcado na biografia do grupo, entre outras coisas, como um momento em que se consolidou uma posição de destaque, prestígio e referência incontestável no circuito independente brasileiro. A ótima aceitação de crítica e o surpreendente alcance da pré-venda (quase 3 mil cópias vendidas só em shows) do EP "Bebadogroove Vol. 1", resultou na escalação da banda, como atração principal dos mais importantes festivais no país, como: Festival da Feira da Música Independente (Brasília), Festival da Cultura da UFPR (Curitiba), Festival Do Sol (Natal), Balaio Pop (Paraíba), Festival de Cultura da UFBA (Salvador), Festival Serasgun no Rock (Belém), além da marcante apresentação no Festival Pre Amp, que ajudou a consolidar definitivamente o evento no calendário do carnaval recifense. Além disso, o Mundo Livre S/A lançou três clipes novos, sendo que dois deles já estrearam na MTV.
O quinteto também vem ganhando notoriedade no cenário internacional. O grupo fez dois shows recentes na França e as músicas "Meu Esquema", do álbum "Por Pouco" (2000), está entre as mais tocadas nas rádios de Lisboa, e "Maroca", do disco "Carnaval Na Obra" (1998) está sendo lançada nos Estados Unidos pelo famoso selo Luaka Bop.
Serviço:
Mundo Livre S/A
Local: Era Só o Que Faltava
Endereço: Av. República Argentina, 1.334
Data: 13 de dezembro, quarta-feira
Horário: a partir das 22h
Ingressos: R$ 15,00 à venda no local
Informações para o público: (41) 3342-0826