As últimas informações divulgadas pela polícia levam a crer que a morte de Layne Staley, vocalista do Alice in Chains, teria sido mesmo provocada pelo uso excessivo de drogas. A polícia da cidade de Seatle achou acessórios usados por viciados em heroína ao lado do corpo do músico. Staley foi encontrado no seu apartamento por um parente na última sexta-feira quando seu corpo já estava em decomposição - a polícia acredita que ele estava morto há cerca de duas semanas. O resultado da autópsia realizada no sábado deve ser divulgado dentro de algumas semanas.
Staley completaria 35 anos em agosto e sofria há pelo menos dez anos de dependência química. Em meados da década de 90, chegou a se internar em uma clínica de reabilitação para viciados em heroína. Sua relação com as drogas era explicitada em diversas letras do Alice in Chains, grupo que foi um dos expoentes do movimento grunge. A banda surgiu em 1987 ao lado do Nirvana (cujo vocalista, Kurt Cobain, deu um tiro na cabeça após consumir heroína, há oito anos), Soundgarden e Pearl Jam, nomes que encabeçaram a cena grunge, que nos início dos anos 90 influenciou uma geração de jovens com suas letras sombrias e seus ídolos de camisas de flanela xadrez.
Em 1990, o Alice in Chains lançou o álbum de estréia "Facelift", que estorou rádios e na MTV com a música "Man in The Box", primeiro grande sucesso do grupo. Dois anos depois lançam "Dirt", considerado o melhor trabalho da banda. Deste disco, sai a faixa "Would?", um dos destaques da trilha do filme "Vida de Solteiro" ("Single", 1992), de Cameron Crowe (diretor de "Quase Famosos").
Em janeiro de 1993, os brasileiros tiveram a oportunidade de conferir o trabalho da banda no Hollywood Rock, realizado no Rio de Janeiro e em São Paulo. O Alice in Chains ainda lançou 3 discos, "Jar of Flies" (94), "Alice in Chains" (95) e "Music Box" (caixa com três álbuns que incluem faixas raras, lançado em 99), além de coletâneas e CDs ao vivo. Nenhum trabalho alcançou o sucesso dos dois primeiros, e nem a banda continuou a mesma. Durante vários anos foram constantes os rumores sobre desentendimentos dentro do Alice in Chains, que seriam causados principalmente pelo envolvimento de Staley com as drogas.