Notícias

Pedro Bial lança o livro "Roberto Marinho" em Curitiba

27 jun 2005 às 17:28

Entrevistar mais de 70 personagens e presidentes da República, trabalhar em mais de 170 horas de gravações, analisar mais de quatro mil documentos que atravessaram os séculos XIX, XX e chegaram até o início do XXI, verificar pedaços frágeis de papéis amarelados pelo tempo, relatórios e informes secretos de governos.

Esse foi o esforço que o jornalista Pedro Bial fez para descrever a biografia de Roberto Marinho - um dos brasileiros mais importantes do século XX e que construiu o maior império de comunicações do país e um dos maiores do mundo.


E para quem quiser saber os detalhes e os desafios dessa grande reportagem, o próprio Pero Bial vem a capital paranaense para fazer um bate-papo com o público e autografar a obra "Roberto Marinho". O evento será realizado nesta terça-feira, 28 de junho, às 19h, na Livrarias Curitiba Megastore do ParkShopping Barigüi, com entrada franca.


Curiosidades
Na obra, o apresentador do programa Fantástico narra a incrível capacidade de observação do "Doutor Roberto", assim chamado pelos colegas de trabalho, que conseguia ler olhares, gestos e entender o comportamento humano.


Da mesma forma, relata características pessoais de um homem teimoso, que se cercava de pessoas mais velhas e sabia desfrutar dessas companhias para observar a experiência dos mais jovens e com eles aprender ainda mais.


"Antes de começar a pesquisa, não sabia muito sobre o Roberto Marinho. Quer dizer, tinha muita admiração por ele, mas não o conhecia de verdade. Só o vi algumas vezes no corredor. Não tinha muita identificação", diz Bial.


Mas isso mudou quando o autor percebeu em Roberto Marinho um grande observador da natureza humana, obstinado nos esportes e nos negócios. "Era um homem com uma incrível capacidade de expressão, era muito engraçado. E como era teimoso! Aprendi muito", ressalta o jornalista.


"Essa não é a biografia de um indivíduo que completaria cem anos no dia 3 de dezembro de 2004, mas a história do que pode ser um indivíduo", completa.


Perfil
Pedro Bial se formou em jornalismo pela PUC-RJ em 1980. Em 81, entrou para a Rede Globo, por meio de um curso de formação em telejornalismo. Substituiu a apresentadora Leda Nagle nas entrevistas especiais de sábado, para o Jornal Hoje, em 83. Um ano depois, entrou para a equipe do Globo Repórter como jornalista exclusivo. A experiência durou até 1988, quando foi chamado para assumir o posto de correspondente internacional, em Londres.


Durante os oito anos em que trabalhou no exterior, Pedro acompanhou os acontecimentos mais importantes da segunda metade do século XX, como a queda do Muro de Berlim, a Guerra do Golfo e o fim da URSS.


A poesia sempre foi uma das paixões de Bial, desde os tempos de Os Camaleões, grupo de recitais que formou na década de 80 junto com Claufe Rodrigues e Luiz Petry, editor e colega de trabalho no Fantástico. Hoje, participa do "Ver o Verso", com o mesmo Claufe Rodrigues, mais Mano Melo e Alexandra Maia.


Autor de três livros, entre eles "Crônicas de Repórter", Pedro também passou pelo cinema: da obra de Guimarães Rosa, retirou o material e a inspiração para dirigir o filme "Outras Estórias" e o documentário "Os Nomes Do Rosa".


Serviço:
Lançamento do livro "Roberto Marinho", com a presença do autor Pedro Bial

Data: 28 de junho, terça-feira
Horário: 19h
Local: Livrarias Curitiba Megastore do ParkShopping Barigui
Entrada franca
O livro tem 390 páginas e custa R$ 39,00


Continue lendo