Notícias

Parceria de ouro na Oficina

17 jan 2003 às 10:59

Uma parceria que sempre deu certo no atual cenário da MPB acontece entre a cantora cantora Mônica Salmaso e o acordeonista Toninho Ferragutti. O público de Curitiba terá a oportunidade de conferir ao vivo esta dupla no palco do Teatro da Reitoria nesta terça-feira, 21 de janeiro, às 21h. Este show faz parte da etapa MPB da 21ª Oficina de Música de Curitiba.

No programa estão composições como "Sanfonema" (Toninho Ferragutti), Cabrochinha (Maurício Carrilho e Paulo César Pinheiro), "Bate Canela" (domínio público), "A Violeira" (Chico Buarque e Tom Jobim), entre outras. Vale lembrar que esta parceria já aconteceu nos CDs "Trampolim" (1998) e "Voadeira" (1999), de Mônica Salmaso. A apresentação permite que o público aprecie o estilo único que caracteriza Mônica Salmaso e confirme sua qualidade vocal, há anos bastante prestigiada pela crítica, que a considera uma das melhores cantoras brasileiras da atualidade.


Paulista de nascimento, Mônica começou a carreira artística na peça "O Concílio do Amor", dirigida por Gabriel Villela, em 1989. Desde então, tem gravado e se apresentado com renomados artistas brasileiros, entre eles Paulo Bellinati, Edu Lobo, Eduardo Gudin, José Miguel Wisnik, Marlui Miranda, Guinga, Nelson Ayres e a Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo.


A cantora gravou seu primeiro CD, "Afro-Sambas", em 1995, um duo de voz e violão arranjado e produzido pelo violonista Paulo Bellinati, contendo todos os afro-sambas compostos por Baden Powell e Vinícius de Moraes. Suas mais recentes gravações, os CDs "Trampolim" (1998) e "Voadeira" (1999), foram ançadas em países da Europa, no Japão, nos Estados Unidos, Canadá e México por selos como Omagatoki (Japão) e Blue Jackel (América do Norte e Europa).


Aos 31 anos, a artista passa por um momento de maturidade musical, que já alcança projeção também no exterior. Na edição do último dia 4 de fevereiro do "The New York Times", o crítico Jon Pareles coloca Mônica Salmaso como um dos principais nomes surgidos recentemente na música popular brasileira.


Um grande músico ao acordeon
Toninho Ferragutti iniciou os estudos musicais com o pai, Pedro Ferragutti, formando-se mais tarde em acordeom pelo Conservatório Gomes Cardim, em Campinas (SP). Estudou também harmonia com Claudio Leal Ferreira e aperfeiçoou-se no acordeom com Dante D'Alonzo. Atuando como profissional desde 1983, Ferragutti tem trabalhado em gravações de jingles, discos, trilha para cinema, programas de televisão e em shows.


Entre os nomes que Ferragutti acompanha estão Gilberto Gil, Edu Lobo, Antonio C. Nóbrega, Elba Ramalho, Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, Rita Lee, Dominguinhos, Chico Cezar, Sivuca, Orquestra Jazz Sinfônica, Maria João e Mario Lajinha (Portugal) e Antonio Placer (França). O disco "Sanfonemas", lançado por Ferragutti em 1999, foi indicado ao Grammy Latino 2000, como melhor CD na categoria Música Regional.


Serviço:
Mônica Salmaso (voz) e Toninho Ferragutti (acordeon)
21ª Oficina de Música de Curitiba - 11ª Oficina de MPB

Local: Teatro da Reitoria
Endeerço: Rua XV de Novembro, 1.299 - Centro
Data: terça-feira, 21 de janeiro
Horário: 21h
Ingressos: R$ 5


Continue lendo