Notícias

Para soltar a voz

02 set 2004 às 17:25

O movimento de Canto Coral vai bem, obrigado. Em Londrina, estima-se que pelo menos 30 grupos do gênero ensaiem semanalmente em salas de escolas, igrejas, empresas e associações diversas.

Nos últimos dias, boa parte deles intensificou as atividades para chegar com as vozes afinadas ao palco do Teatro Marista, onde se apresentam nesta quinta e sexta-feira, a partir de 20 horas.


''Será uma mostra sem caráter competitivo. A idéia é reunir corais representativos para participar da programação dos 70 anos de Londrina e mostrar para o público o que estamos fazendo nesta área'' explica Adriano Maricato, coordenador do Coral Sercomtel, que comemora este mês seu 9º aniversário.


O encontro visa ainda, segundo ele, incentivar o canto coral por meio de intercâmbio técnico e artístico entre os coros locais. A festa contará com a presença de 14 grupos juntando vozes de cerca de 500 cantores e cantoras.


Além do ''anfitrião'' Coral da Sercomtel, estarão se apresentando os grupos Coral da Copel, Coral Juvenil da UEL, Coral Adulto da UEL, Coral do Hospital Universitário, Coral Tempos Dourados, Coral da Câmara Municipal, Coral da Acel, Coral da Milenia, Coral da Catedral, Coral da Igreja Presbiteriana, Coral Viva Voz, Coral Unicanto e Coral dos Correios.


Os grupos interpretarão cantos sacros, folclóricos, além de música popular brasileira e internacional. A entrada é franca.


Canto Coral em Londrina
O Canto Coral surgiu junto com a própria cidade. O primeiro grupo de Londrina, Coral Santa Cecília, foi fundado pelas Irmãs do Colégio Mãe de Deus, originárias da Alemanha. Quase na mesma época, com a vinda do Pastor Jonas, foi criado o Coral da Igreja Presbiteriana. Os dois grupos existem até hoje.


Posteriormente, esse tipo de formação passou a ser adotado por empresas privadas, com o objetivo de promover a confraternização entre os funcionários. Segundo consta, a Transparaná teria sido a primeira empresa a criar um coro.


Em 1977, o Canto Coral de Londrina ganhou projeção nacional com a conquista do 2º lugar, pelo Coral da UEL (regido pelo maestro Othonio Benvenuto), no Concurso Nacional de Coros, promovido pelo Jornal do Brasil, no Rio de Janeiro.


Dois anos depois, o maestro José Mário Tomal organiza o primeiro encontro de coros em Londrina. Em 1994, com a criação da Associação Coral Unicanto, é realizado o primeiro encontro da entidade, que já conta com dez anos de existência.


Em 1998, o maestro Tomal é eleito presidente da maior entidade do canto coral no Brasil, a Confederação Brasileira de Coros. Conquistando paulatinamente novos adeptos, o movimento conta hoje com cerca de 30 grupos na cidade.


Serviço:
Encontro de Coros de Londrina

Data: 02 e 03 de setembro, quinta e sexta-feira
Horário: 20 horas
Local: Teatro Marista
Endereço: Rua Dep. Nilson Ribas, esquina com a Rua Cristiano Machado
Entrada franca


Continue lendo