Tudo vira pagode nas mãos dos Inimigos da HP. Atração desta sexta-feira na 47a Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, o grupo paulistano não poupa nenhum ritmo em sua panela eclética de versões musicais temperando axé, sertanejo, pop e romântico com as levadas do pandeiro e do cavaco.
O show começa às 22 horas no Recinto de Shows e Rodeios João Milanez. No palco, eles interpretam desde sucessos da Xuxa e do Balão Mágico até canções de Fábio Júnior a hits das micaretas e da dupla Gino & Geno. Há espaço também para a execução de pot-pourris colando músicas de grupos congêneres como Bokaloka, Revelação, Pixote e Ginga Pura.
Mas não só isso, claro, afinal de contas os músicos têm seu próprio repertório de sucessos, entre os quais ''Bons Momentos'', ''Quer Dizer'', ''Toca um Samba Aí'', ''Vergonha na Cara'' e ''A Musa da Praia''. O momento intimista fica por conta de ''Nosso Filme'', com direito a violão, percussão com luz baixa e todos os integrantes do grupo sentados à beira do palco.
O show será baseado nas faixas dos CD e DVD ''Ao Vivo'' (EMI), lançados em setembro do ano passado e gravados poucos dias depois da passagem do octeto por Londrina onde se apresentaram no Centro de Exposições e Eventos. ''Ao Vivo'' é o terceiro trabalho deles. O primeiro disco foi lançado de forma independente em 2001.
Três anos depois, registraram o CD e o DVD ''E quem não gosta do Inimigos...'', que os fizeram decolar e receber reconhecimento do grande público. O grupo é formado por Sebá (vocalista), Gui (repique de mão), Bonilha (percussão), Tocha (rebolo), Cebola (pandeiro), Bruninho (cavaco), Alemão (surdo) e Léo (banjo). O time reúne cinco engenheiros, um publicitário, um designer gráfico e um advogado - todos de classe média alta.
A formação chamou a atenção de uma parte da imprensa, que logo cunhou o rótulo ''pagode universitário'' para classificá-los. O nome do conjunto foi emprestado de uma marca de impressora, a Hewlett-Packard (a HP), da qual todos os integrantes faziam uso no dia-a-dia profissional. A idéia de montar um grupo de pagode surgiu há sete anos, época em que eles se descontraíam cantando samba de seus ídolos - entre eles Zeca Pagodinho, Só Pra Contrariar, Chiclete com Banana e Ásia de Águia.
As primeiras ''rodas'' aconteceram em churrascadas. Aos poucos, começaram a aparecer propostas para se apresentar em festas de amigos. O boca a boca fez o resto levando o grupo para os palcos das grandes casas de espetáculos, baladas caras e festas de fãs abastados. A internet ajudou na divulgação. Quando surgiu a onda dos fotologs (álbuns de fotos virtuais), eles incentivavam as pessoas a mandarem suas fotos dos shows. De lá para cá, conquistaram prestígio entre os grupos de pagode mais solicitados do País.
SERVIÇO:
Show do Inimigos da HP
Quando: 13 de abril, sexta-feira, às 22 horas
Onde: Recinto de Shows e Rodeios João Milanez, no Parque Ney Braga
Quanto: R$ 20,00 (ingresso) e R$ 10,00 (meia-entrada válida para estudantes, aposentados e idosos entre 60 e 64 anos). Idosos e aposentados com 65 anos ou mais, além de crianças até seis anos de idade têm acesso gratuito ao parque, mas pagam meia-entrada para shows e rodeios.
Apresentação da Orquestra Sanfônica de São Paulo
Quando: 13 de abril, sexta-feira, às 20h30
Onde: na Pista Central Omar Mazzei Guimarães (Palco 2)