A Orquestra Sinfônica do Paraná, sob a regência do maestro Alessandro Sangiorgi, vai tocar Mendelssohn e Schubert em duas apresentações no Teatro Guaíra, no domingo pela manhã e na segunda-feira à noite.
A Orquestra vai se apresentar aos domingos e segundas durante todo o mês de agosto. Para as duas primeiras apresentações, foram escolhidas peças que, de alguma forma, delinearam os caminhos dos compositores clássicos do século XIX.
De Mendelssohn, serão executadas "Abertura - A Gruta de Fingal" e "Sinfonia Nº 5 - Reforma". De Schubert, a Orquestra apresenta a "Sinfonia Nº 8 - Inacabada".
Mendelssohn foi um compositor eclético, embora de linguagem muito pessoal. Inspirado por sentimentos românticos criou obras de altas qualidades formais, fiel ao Classicismo vienense.
Em 1822, Schubert compôs a célebre e apaixonada "Sinfonia Inacabada" em si menor, poema lírico em forma épica, com dois movimentos.
Schubert chegou a escrever uma ou duas páginas do terceiro movimento, o "Scherzo", mas não encontrou um final que lhe agradasse e deixou-a de lado. A obra é hoje prejudicada pela imensa popularidade dos seus temas, mas é séria, impressionante e de energia inesperada.
Serviço:
Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná
Regente: Alessandro Sangiorgi
Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão)
Datas: 03/08 (domingo), às 10h30 e 04/08 (segunda-feira), às 20h30
Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00.