Originários da ilha de Fidel Castro, os rappers do grupo Orishas se viu obrigado a sair de seu país para poder se lançar artisticamente, afinal o estilo que adotaram (rap e hip-hop) era mal visto, por ser um ritmo norte-americano, ou seja, "coisa do inimigo".
Há oito anos residindo na Europa, o trio formado por Yotuel, Roldan e Ruzzo vem faz sua terceira visita ao Brasil e desta vez passa pela capital paranaense, onde se apresenta no Curitiba Master Hall, nesta sexta-feira, 20 de maio. Para comandar as pick-ups estará presenta Zé Gonzales, ex-DJ do Planet Hemp.
Bastante ligados a causas sociais (basta conferir as letras de suas músicas para encontrar discursos políticos, mas abordados de forma alegre e irônica, afinal a banda quer fazer música festiva) o show será em prol do Hospital Pequeno Cotolengo, de Curitiba. Juntamente com o ingresso, o público deve trazer 1kg de alimento não-perecível, que será doado às crianças do hospital.
O grupo vem ao Brasil para promover seu novo álbum, "El Kilo", o terceiro de sua carreira, lançado nacionalmente no mês passado. No entanto, é bem provável que o trio também apresentará ao vivo hits de seus álbuns anteriores, "A Lo Cubano" e "Emigrante", lançados em 1999 e 2002, respectivamente.
"El Kilo" foi produzido por Niko Noki, responsável pelos trabalhos anteriores do grupo, e Andrés Levin (que já trabalhou com Macy Gray e Arto Lindsay). A mixagem ficou a cargo de Tim Latham, presente em trabalhos de Black Eyed Peas, Lou Reed e Erikah Badu.
Neste terceiro trabalho, o grupo mantém sua mistura de rap, hip-hop e música cubana com ênfase às características dançantes e percussivas, mas deixou um pouco de lado os samplers e efeitos de estúdio para se enraizar mais na tradição musical de seu país e valorizar o som dos metais.
Curitiba é a segunda parada da mini-turnê de três shows que o Orishas realiza no Brasil. Um dia antes os cubanos se apresentaram em São Paulo. Após Curitiba, eles tocam no Rio de Janeiro.
A primeira visita do Orishas ao Brasil foi em 2001, num show muito elogiado do Free Jazz Festival. Voltaram em 2002 para o Oi Summer Grooves, onde tocaram ao lado do grupo O Rappa, e em 2004, num show fechado para gravação de um comercial.
Zé Gonzales
Um dos nomes mais representativos do cenário hip hop brasileiro, Zé Gonzales foi DJ do grupo Planet Hemp por seis anos. Mas há quatro optou pela carreira solo de, se movimentando entre Los Angeles e São Paulo para trabalhar com o produtor Mario Caldatto, do grupo Beastie Boys, e tocar em diversos clubes importantes das duas cidades. Em 2002 ganhou o prêmio de melhor produtor do ano pela crítica do prêmio Hutus, o mais importante do rap e hip-hop nacional.
Serviço:
Show com Orishas
Abertura com DJ Zé Gonzales (ex-Planet Hemp)
Local: Curitiba Master Hall (antiga Forvm)
Endereço: Rua Itajubá, 143 - Portão
Data: 20 de maio, sexta-feira
Horário: 22h (abertura da casa) 0h30 (início do show)
Ingressos: R$ 40 - preço promocional para os 1.500 primeiros ingressos antecipados com 1kg de alimento não-perecível que serão doados ao Pequeno Cotolengo.Na hora outro preço.
Pontos de Venda: Loja Vert Side (Shopping Total, fone 41 3025-7221), Mania do CD (Pça Osório, fone 41 224-0784 e Shopping Metropolitan, fone 41 3029-5201) e no local
Telefone para informações: (41) 3248-1001