O álbum ‘coré-etuba’ é o símbolo da nova fase do Primal... (assim mesmo, com reticências), banda que desde 1991 vem representando o lado mais pesado do rock curitibano e que, apesar dos 12 anos de estrada, registrava um fato curioso: o de nunca ter lançado um disco oficialmente. Foram diversas demo-tapes – Nailed (93), Homo urbanus (95), Warning" (97) e o demo-single ...Far Between Ape And Civilized (02) – um videoclipe em 16 mm da faixa Timeless Wintertime (95), um extenso currículo de apresentações memoráveis, inclusive tendo dividido os palcos com os Misfitis e por duas vezes o primeiro vocalista do Iron Maiden, Paul Di’anno. Tudo isso ressaltado em críticas positivas de vários fanzines e revistas especializadas.
Depois de tanta batalha, a banda finalmente lançou o tão sonhado álbum de estréia, que está tendo a atenção que merece. Um pré-lançamento foi feito no Curitiba Pop Festival, evento alternativo realizado no começo de abril. O lançamento oficial foi realizado na última quarta-feira em uma festa badalada no Jokers Pub. Lá foi exibido no telão o primeiro videoclipe, "The Opposites", dirigido por Rafael Barp, que assim marca sua estréia como diretor de videoclipes. No entanto, esta foi apenas a festa de lançamento, sem haver um show da banda.
Para ver o Primal... ao vivo, a data certa é nesta segunda-feira, 23 de junho, no palco do Era Só O Que Faltava. A banda estará participando do projeto Segunda Que Eu Gosto, em que a banda Black Maria sempre toca no local às segundas-feiras, trazendo um artista convidado. Como já é habitual, o grupo vai realizar um show performático, trazendo para o palco um esmeril, com o qual produzirá faíscas, bem ao estilos de bandas de rock industrial europeu.
O Primal... é tocado com persistência por uma dobradinha que tem história na música da terra dos pinhais. Guto Diaz, o vocalista e guitarrista, veio do Epidemic, pioneiro grupo thrash metal curitibano, da metade dos anos 80. Fabiano Cavassin, homem das guitarras, tocava no Abaixo de Deus, formação que naquela mesma época unia o peso das seis cordas com batidas tribais. Atualmente a formação conta ainda com Carlos Schner (ex-Resist Control) no baixo e Roberto Krug na bateria.
O álbum coré-etuba merece atenção redobrada, pois apresenta um grupo experiente, com um trabalho conceitual, cheio de energia e esbanjando criatividade. Depois de fazer história no underground, a conquista agora se dará na superfície.
Serviço:
Primal...
Show de lançamento do CD ‘Coré-etuba’
Local: Era Só O Que Faltava
Endereço: Av. República Argentina, 1334 - Vila Izabel
Data: 23 de junho, segunda-feira
Horário: a partir das 22h
Entrada: R$ 8
Telefone: (41) 342-0826