Vai ter cabaré! O fim do suspense foi anunciado pelo diretor do FILO, Luiz Bertiplagia após receber a notícia de que o Governo do Estado liberou verba – valores não calculados – para a realização do evento musical. O dinheiro veio em cima da hora e, em função disso, o formato será mais enxuto e intimista. ‘Não haverá megaprodução’, adianta Bertipaglia.‘Nossa idéia é buscar as raízes do Cabaré que é de ser um espaço cênico musical que traga conforto visual e físico ao público’, complementa.
A maratona musical começa dia 21 e prossegue até dia 25, com uma festa de confraternização cujas atrações ainda serão definidas – a princípio haverá apenas artistas locais.
O Cabaré vai funcionar num barracão localizado na Avenida Celso Garcia Cid 1513, cuja ambientação ficará a cargo de uma equipe do FILO. A capacidade é para um público de 1,5 mil pessoas por noite. Os shows começam às 22h30 e as portas da casa serão abertas uma hora antes. Os ingressos começam a ser vendidos amanhã, na bilheteria do Shopping Royal.
O elenco contratato pode não ser aquele dos sonhos. Mas impressiona. Quem pisa primeiramente no palco é o sagrado Luiz Melodia, que há um bom tempo não punha os pés na cidade – a última vez foi em 1998. Mítico, cult, ‘maldito’ e outros adjetivos rondam esse carioca que entrou para a história da música brasileira como um dos mais emblemáticos cantores e compositores. Ao violão, ele vai disparar suas pérolas negras para um público de antemão embevecido.
No dia 22, uma quinta-feira, quem dá o ar da graça e musicalidade – impossível de se prender a rótulos – é o renascido grupo Os Mulheres Negras e seus mentores André Abujamra e Maurício Pereira (hoje se dão ao direito de serem garotos propagandas...). Entre 1985 e 1991, a dupla mesclou inteligente irreverência e diversidade musical registradas em dois discos. Cada um para o seu lado, André e Maurício ainda aprontam suas estripulias estéticas e, enquanto não lançam seus novos álbuns-solos, resolveram dar os bordejos por aí juntos. E juntos evocaram novamente Os Mulheres Negras, a ‘terceira menor big band do mundo’. Sacaram o que vem por aí?
No dia 23, sexta-feira, quem vem dar aquele toque – para alguns ‘coices’ – de deboche escancarado? O Língua de Trapo, que traz um espetáculo repleto de músicas irreverentes num espetáculo repleto de caras, bocas, músicas, enfim performance que deve fazer o público se curvar – bem, pelo menos de rir.
No sábado, dia 24, os ingressos do Cabaré deverão ser disputados a tapas. Ora, ora, a atração do dia – ou da noite – é a cantora e compositora Adriana Calcanhotto com o show ‘Maré’. É, é esse o nome do espetáculo na linha voz e violão que deve ser algo próximo do que registrou no disco ‘Público’ (2000). Adriana, que vem do bem-sucedido projeto ‘Partimpim’, é imprevisível no palco. Ao mesmo tempo em que interpreta belas canções – próprias e lindas como ‘Vambora’ ou ‘Depois de Ter Você’ ou mesmo releituras como ‘Fico Assim sem Você’ ou mesmo ‘Devolva’ – pode ela soltar umas farpas sobre esse ou aquele assunto. Farpas bem-humoradas, diga-se. Imperdível!
Todas as noites após os shows, DJs locais seguram a onda da moçada. No domingo, dia 25, último dia do Festival Internacional de Londrina haverá no Cabaré uma festa de confraternização com artistas e Djs de Londrina. Bem, aí a coisa se inverte porque o público é quem será a grande atração – e o que não falta no FILO são tipos e tipos que, democraticamente, transbordam alegria do jeito que bem entendem.
No Cabaré haverá também lounges, bar e restaurante, pista de dança e outros atrativos divididos num espaço de aproximadamente 2 mil metros quadrados. Está esperando o quê para começar a coçar o bolso e garantir seus ingressos a partir de amanhã?
>> Leia diariamente sobre o Cabaré do Filo no caderno Folha 2 da Folha de Londrina
Serviço:
Cabaré do Filo
Data: de 21 a 25 de junho, quarta-feira a domingo
Endereço: Avenida Celso Garcia Cid, 1513
Horário: os shows começam às 22h30 e o espaço abre as portas às 21h30
Ingressos: R$ 20,00 (aposentados, estudantes, classe artística, funcionários da UEL e portadores do cartão Petrobras pagam meia-entrada) à venda nas bilheterias do festival localizada no Royal Shopping Center
Telefones: (43) 3323-9257 e 3322-2596
Site: www.filo.art.br/cabare.php