Finalmente a capital paranaense tem nomes da música ficando bastante conhecidos fora de suas cercanias. E não são artistas de rock, como muitos podem esperar, mas sim um trio de funk carioca (Bonde do Rolê) e um jovem cantor sertanejo (Ewerton Assunção, dono do hit "Eu vou te excluir do meu orkut"), que caíram na boca do povo e da grande mídia graças não só a suas músicas curiosas, mas também à facilidade de divulgação na internet. O fenômeno é um verdadeiro tapa de luva no rock da cidade que nunca ganhou tanta projeção nacional e atenção do público em tão pouco tempo, como nos dois casos citados.
O Bonde do Rolê, que já ganhou páginas de veículos de imprensa nacionais e internacionais (além de receber um convite para lançar um álbum no exterior) faz seu primeiro show em Curitiba neste sábado, 04 de março, no Retrô Bar. O grupo já fez apresentações em Florianópolis e São Paulo, mas nunca tocou antes em sua terra natal.
A idéia de começar o Bonde do Rolê partiu da dupla de amigos Rodrigo Gorky e Pedro D'eyrot. Um deles teve a idéia de usar samples de Daft Punk com o famoso 'batidão' vindo do Rio de Janeiro. A mistura deu certo e os amigos decidiram não parar por aí. Com a ajuda da amiga Marina Ribatski, os três deram continuidade à piada.
Em poucas semanas, após um exótico show em um iate em Florianópolis,o fenômeno tinha sido iniciado, angariando fãs pelo sul do país. Um desses fãs, Fredi 'Chernobyl' (que também é guitarrista da banda Comunidade Nin Jitsu, do Rio Grande do Sul) gostou tanto que dedidiu produzir o primeiro CD do grupo.
O nome da banda foi inspirado na lanchonete Lanches Rolê (famosa por suas esfihas gigantescas e seu ambiente "de família") onde se pode ouvir em seu som ambiente grandes nomes do hard rock mundial. AC/DC, Alice In Chains, The Darkness, Scorpions, todos são hits por lá. Sampleando trechos de artistas como estes, em bases de funk carioca, surgiu o "Conceito Rolê" das músicas e, por conseqüência, o nome do grupo.
O DJ e produtor Diplo (produtor da cantora M.I.A. - ambos foram atração do último Tim Festival) foi fisgado pela peculiaridade da banda e resolveu debutar seu selo próprio, Mad Decent, com o disco de estréia do Bonde do Rolê, além de incluir vários hits da banda em seu set pelo mundo inteiro.
Rock primitivo na sexta-feira
Marco Butcher, vocal e guitarra da paulistana Thee Butchers Orchestra, se apresenta no Retrô Bar nesta sexta, 03 de março, com seu novo projeto, a one-man-band Uncle Butcher, em que ele ao mesmo tempo canta, toca guitarra-slide e faz a marcação com duas peças de bateria (bumbo e caixa) tocadas com os pés.
Este projeto junta a pura música blues, fundida com o rock de garagem dos mais primitivos, resgatando a verdadeira música primitiva, inspirada em artistas de blues-rock dos Estados Unidos, como Monomen, Oblivians e Jon Spencer Blues Explosion, o nome mais expressivo do estilo. Uncle Butcher toca canções de seus dois CDs, "Skull Santa in All About Girls" (2004, Ordinary Recordings) e "Down South" (2006, 13 Records).
Serviço:
Shows no Retrô Bar
Local: Retrô Bar
Endereço: Rua Trajano Reis, 351 - São Francisco
Horários: a partir das 22h
Telefone para informações e reservas: (41) 8434-0314
Uncle Butcher
Data: 03 de março, sexta-feira
Entrada: R$ 5
Bonde do Rolê
Data: 04 de março, sábado
Entrada: R$ 7