Notícias

Mais trangressão no Perhappiness

21 set 2004 às 17:25

A literatura que foge dos padrões convencionais é o tema da 16ª edição do Perhappiness, evento da Fundação Cultural de Curitiba que inicia na terça-feira, 21 de setembro, se extendendo até domingo.

Para abordar o tema ‘A transgressão da linguagem’, os organizadores do evento escolheram poetas e escritores donos de produções inovadoras. É uma tentativa de ligar a temática ao escritor Paulo Leminski, que inspirou a criação do evento.


‘Esta edição reúne poetas e escritores que de alguma maneira transgridem a linguagem convencional, assim como Leminski o fez’, explica a coordenadora do evento Renata Mele. Leminski faria 60 anos este ano e além de uma temática teoricamente subversiva para ilustrar o Perhappiness, a Fundação Cultural preparou uma mostra de filmes com e sobre o poeta para homenageá-lo.


São verdadeiras relíquias como ‘Ervilha da Fantasia’ (1985), de Werner Shumann, uma entrevista com Leminski confortavelmente instalado sobre uma pilha de livros em que ele discorre sobre o processo de criação e ‘Assaltaram a Gramática’ (1984), de Ana Maria Magalhães, que reúne Leminski, Waly Salomão e Francisco Alvim. A mostra também reúne clipoemas baseados em poesias de Leminski.


Os clipoemas foram feitos com recursos, e em concursos, de edições anteriores do evento. Este ano, o concurso que promovia a realização dos vídeos não aconteceu. O escritor Décio Pignatari, que estava a frente do Perhappiness nos últimos anos, também deixou a coordenação do evento e foi promovido uma pequeno corte, de cerca de R$ 20 mil, no orçamento. A edição deste ano, última da gestão de Cassio Chamecki como diretor da Fundação, está orçada em R$ 60 mil.


A programação está centrada nos debates com escritores e poetas. São mais de 20 profissionais de várias regiões do País, que vão trazer literatura e música ao evento. A gaúcha Clarah Averbuck, por exemplo, fala sobre seu trabalho, que partiu da internet para a gráfica, mas também faz show com a banda ‘Jazzie e os Vendidos’, da qual faz parte. O gaúcho Daniel Galera também vem falar de literatura e mostrar música no Perhappiness. Galera é dos idealizadores do selo editorial Livro do Mal e toca na banda Blanched, que também faz parte da agenda do evento.


Clarah e Galera, assim como outros escritores que integram a programação desta edição do Perhappiness, têm uma particularidade: estão ligados pela rede. A internet foi fundamental pra que eles produzissem ou divulgassem o seu trabalho. A maioria deles utilizou os blogs, os diários virtuais, como ponto de partida para escrever e publicar as suas idéias.


Daniel Pelizzari, que participa de debate hoje sobre o tema blogescritores, foi um dos primeiros a utilizar a internet como suporte e laboratório literário. Ele acaba de organizar e lançar ‘Wunderblogs.com’, que reúne textos produzidos e divulgados em blogs. O livro terá lançamento e sessão de autógrafos no primeiro dia de evento, terça-feira. Antes porém, Pelizzari participa de debate ao lado da carioca Cecília Gianetti e do paulista Lúcio Ribeiro. A programação de hoje encerra com show da banda curitibana Beijo AA Força.


Até o próximo domingo, o Perhappiness oferece uma programção diária, com debates sempre a partir das 19 horas, no Memorial de Curitiba (Largo da Ordem), além de eventos musicais e lançamentos de livros. Os londrinenses Mário Bortolotto e Rodrigo Garcia Lopes integram o time de escritores que participam dos debates, além de Ademir Assunção.



Serviço:
Perhappiness - A Transgressão da Linguagem

Data: de 21 a 26 de setembro, terça a domingo
Local: Memorial de Curitiba
Endereço: Largo da Ordem


PROGRAMAÇÃO:


DE TERCA A DOMINGO
Exposição de Lourenço Mutarelli (Salão Paranaguá)


21 DE SETEMBRO – TERÇA- FEIRA


19h – Dança: "Frases", de Elisabete Finger (Curitiba)


19h30 – "Blogescritores" – debate com Daniel Pelizzari (Porto Alegre), Cecília Giannetti (Rio de Janeiro), Lucio Ribeiro (São Paulo), Ricardo Sabbag (Curitiba - mediador)


21h – Lançamento: "Wunderblogs.com", de Daniel Pellizzari (Ed. Barracuda)


21h15 – "Transgressão & Metaformose", com Carlos Daitschman


21h30 – Entrevista virtual com Glauco Mattoso, por Gigio Venturelli


22h – Show com Beijo AA Força (Curitiba) e participação de Ivan Justen Santana



22 DE SETEMBRO - QUARTA-FEIRA


18h30 – Teatro de formas animadas: "Alice no País das Maravilhas"


19h00 – Dança: "Construção para movimento concreto, de Elisabete Finger (Curitiba)


19h30 – "Translingüagem": debate com Micheliny Verunschk (Pernambuco), Ricardo Corona (Curitiba), Sebastião Nunes (Belo Horizonte) e Fabrício Carpinejar (Porto Alegre - mediador)


21h – Lançamentos: Revista "Oroboro" (Ed. Medusa) e "Tortografia" (Ed. Iluminuras), de Ricardo Corona e Eliana Borges. "Cinco Marias", de Fabrício Carpinejar (Ed. Bertrand Brasil)


21h30 – Show com Lirinha (Pernambuco), vocalista do Cordel do Fogo Encantado


22h30 – Show com Gruvox (Curitiba)



23 DE SETEMBRO – QUINTA-FEIRA


18h –Teatro de formas animadas: "Alice no País das Maravilhas"


19h – Dança: "Frases", de Elisabete Finger (Curitiba)


19h30 – "Campo literário e transgressão": debate com Mário Bortolotto (São Paulo), Rodrigo Gacia Lopes (Londrina), Luci Collin (Curitiba) Jacques Brand (Curitiba - Mediador)


21h – Lançamentos: Revista COYOTE nº 9 e "Nômada", de Rodrigo Garcia Lopes (Ed Lamparina)


21h30 – Show com Rodrigo Garcia Lopes (Londrina)


22h - Lançamento do Videopoema "Em Algum Lugar", de Gláucia Domingos (Curitiba) sobre a obra do fotógrafo e escritor Pedro do Rosário Neto


22h15 – Show com Wandula



24 DE SETEMBRO – SEXTA-FEIRA


18h00 – Teatro de formas animadas: "Alice no País das Maravilhas"


19h00 – Dança: "Construção para movimento concreto, de Elisabete Finger (Curitiba)


19h30 – "Transgredir ou morrer": ddebate com Clarah Averbuck (São Paulo), Daniel Galera (Porto Alegre), Amarildo Anzolin (Curitiba), Ademir Assunção (São Paulo), Irineo Netto (Curitiba - Mediador)


21h – Lançamento: "Adorável criatura Frankstein", de Ademir Assunção (Ateliê Editorial)


21h30 – Show com Jazzie & Os Vendidos (São Paulo)


22h30 - Poesia e música: "Benditos Energumenos", com participação de Mário Bortolotto


23h30 – Show com Maremotos (Curitiba)



25 DE SETEMBRO - SÁBADO


18h –Teatro de formas animadas: "Alice no País das Maravilhas"


19h – Dança: "Frases", de Elisabete Finger (Curitiba)


19h30 – "Transforma ação": debate com Lourenço Mutarelli (São Paulo), Joca Wolff (Florianópolis), Joca Reiners Terron (São Paulo), Sylvia Colombo (São Paulo - Mediadora)


21h – Lançamentos: "Pateta em Nova Yorque", de Joca Wolff (Ed Letras Contemporâneas), "Oficina do Diabo", de DW (Homem Elefante Quadrinhos) e "Vida de Gato", de Clara Averbuck (Ed. Planeta)


21h30 – Show com Blanched (Porto Alegre)


22h30 – Show com Lonely Nerds’ Songbox (Curitiba)


23h30 – Show com Ruído m/m (Curitiba)



26 DE SETEMBRO – DOMINGO


11h – Lançamentos: "Prata", de Wagner Mangueira (Ed. Medusa) e "Rebu dos Zangões", de Vergílio Floriani (Ed. Alternativa)


11h30 – Show com Keltoi (Curitiba)


12h30 – Show com Mordida (Curitiba)

14h – Teatro: "A farsa de Inês Pereira", de Gil Vicente


Continue lendo