Depois de seis anos desativado, o Teatro da Caixa em Curitiba volta a funcionar. Mantido pela Caixa Econômica Federal (CEF), o espaço foi reformado, ganhou equipamentos de luz e som próprios, e volta a receber espetáculos cênicos e musicais.
O teatro é um dos três espaços culturais voltado às artes cênicas mantido pela Caixa no Brasil (os outros dois são no Rio de Janeiro e Brasília). A desativação aconteceu por problemas estruturais e falta de recursos para investimento na obra, que precisava de reparos.
Mas com a reabertura, a Caixa promete devolver ao espaço a característica de ponto de encontro cultural da cidade. A programação do teatro abre com show da cantora Leila Pinheiro neste final de semana.
A inauguração faz parte de um projeto mais amplo da instituição, de restaurar também a Galeria da Caixa, que recebe cerca de 14 exposições por ano, e o Museu, que abriga o acervo da CEF desde a sua criação, com maquinários e equipamentos antigos.
''A idéia é que a pessoa vá ao teatro e já aproveite para visitar as exposições da galeria e o acervo do museu'', diz a supervisora de marketing da Caixa, Cybelle Dematte. A revitalização dos outros dois espaços deve começar no ano que vem. A Caixa não divulgou os recursos utilizados no projeto.
O auditório do Teatro da Caixa tem 126 lugares. O espaço foi inaugurado ainda na época do Banco Nacional de Habitação e depois foi incorporado à Caixa, no final da década de 80. Funcionou durante dez anos, recebendo espetáculos de todo o País.
Com a reabertura, a Caixa pretende manter a programação diversificada. Está previsto para o ano que vem, por exemplo, um edital nacional para que produtores interessados em apresentar espetáculos de teatro, dança, música e humor apresentem seus trabalhos. De acordo com Cybelle, uma comissão será formada especialmente para selecionar esses trabalhos.
Para abrir o espaço depois de uma lacuna de seis anos, a cantora Leila Pinheiro foi convidada. Ela apresenta o espetáculo ''Leila Pinheiro Voz e Piano'' .
Em pouco mais de uma hora, Leila mostra um repertório amplo, que inclui canções antigas como ''Voz de Mulher'' de Sueli Costa e Abel Silva, gravada por ela em 88, no CD ''Alma'' , músicas inéditas, além de algumas regravações que farão parte de seu próximo CD, que começa a ser gravado em novembro. O novo disco tem previsão de lançamento para março de 2005, com o selo Biscoito Fino.
No show, Leila passeia ainda por Lulu Santos e Guilherme Arantes, gravados recentemente no CD/DVD ''Mais coisas do Brasil''; Guinga e Aldir Blanc/ A produção do espetáculo é de Flávia Souza Lima.
Serviço:
Reinauguração do Teatro da Caixa com o show 'Leila Pinheiro - piano e voz''
Datas: 23 e 24 de outubro, sábado e domingo
Horários: sábado às 19 horas e domingo às 20h30
Ingressos: R$ 20 e R$ 10, à venda no local
Local: Teatro da Caixa
Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280 - Centro
Telefone: (41) 321-1000