Explorar a história do rock por meio da criação de um podcast foi a alternativa encontrada por Lorenzo Pillonetto, estudante curitibano da 3ª série do Ensino Médio, para desenvolver habilidades de comunicação. A ideia surgiu durante a pandemia e está sendo útil para seguir os estudos e complementar as aulas on-line.
Assim nasceu o Rockcast, que apresenta a história do gênero ao longo das décadas, desde os anos 1950. Lorenzo já lançou o segundo episódio, sobre a década de 60 e está produzindo a terceira edição. "Antes de escrever o texto dos episódios, assisto a alguns vídeos sobre cultura, arte e música e aprendo muitas coisas”, comenta o estudante, que avisa: "os anos 1970 serão o assunto do próximo rockcast e o meu convidado será o meu professor de bateria Flavio Coimbra”.
Na edição dos anos 80, a convidada será a professora de Inglês e Biologia do Colégio Marista Anjo da Guarda, Maria Tereza (a Tetê). E a quinta edição vai contar com a participação da cantora, compositora e guitarrista da cena local curitibana Johaine, que será a entrevistada para falar sobre os anos 90.
Leia mais:
Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI
Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita
Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024
Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história
De acordo com o tutor Thiago Dombroski da Fonseca, o podcast se tornou uma alternativa de avaliação da Língua Portuguesa para o aluno. Pois dessa forma, ele pratica a escrita, coesão do conteúdo e até locução na prática. "Foi uma maneira de unir o útil ao agradável com certeza. Além disso, toda a família do Lorenzo gosta muito de rock e todos se envolveram para desenvolver o projeto”, explica.
A professora de Língua Portuguesa Ceres Oriana Scottini, do 9o ano e Ensino Médio do Colégio Marista Anjo da Guarda, de Curitiba (PR), conta que o aluno sempre foi muito ligado ao rock. "O primeiro podcast produzido foi sobre a Antiga Democracia, um projeto da turma. A partir daí surgiu a ideia de fazer um programa sobre o rock numa conversa com a família. Ele entende muito do gênero e a música é uma atividade que envolve a família inteira, promovendo uma verdadeira relação de troca e cumplicidade”, explica Ceres.