Com a apresentação da ópera Tosca, de Giacomo Puccini, a Fundação Cultural de Curitiba inicia a temporada de 2003 do programa L’Opera Illustrata, uma das mais bem sucedidas iniciativas na área musical. No ano passado, as 12 edições do programa lotaram o Teatro Londrina, no Memorial de Curitiba, com as montagens didáticas das óperas mais famosas da história. O concerto de abertura acontece nesta terça-feira, 29 de abril, às 19h, no Teatro Londrina, com ingressos a apenas R$ 1,00.
Este ano a Opera Illustrata integra a programação da Capital Americana da Cultura, título que Curitiba comemora em 2003. Serão sete concertos até novembro que desvendam o universo lírico de Puccini, Donizetti, Mozart, Gounod, Händel, Mascagni e Carlos Gomes. "Elixir do Amor, "A Flauta Mágica" e "Fausto" são algumas das encenações programadas, com direção artística de Neyde Thomas e Rio Novello.
"Estamos oferecendo uma oportunidade ao público curitibano de conhecer melhor o mundo da ópera. É um trabalho de formação de platéias, ao mesmo tempo que evidencia nossos talentos", afirma o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Cassio Chamecki, lembrando que muitos dos cantores que participam das encenações se formaram em Curitiba e hoje são destaques em grandes produções nacionais e internacionais. Os personagens de Tosca serão desempenhados por Ana Paula Brunkow, Anderson Marks, Rio Novello, Divonei Scorzato, Ivan de Moraes, Tiago Madruga e Ana Luiza Spadoni.
Novo formato
A nova temporada da Opera Illustrata chega com algumas novidades no formato das apresentações, que consistem em recitais ao vivo dos principais trechos das óperas. Com a direção cênica de Márcio Abreu (o diretor de "Volta ao Dia...") e Beto Lanza, os espetáculos passam a ter como foco a figura do apresentador. "É ele que fará a costura entre as cenas, acrescentando informações a respeito do autor, do texto, das características das encenações, entre outros aspectos que ajudam o público a entender melhor o universo operístico", explica o diretor cênico Beto Lanza.
Para desempenhar esse papel foram convidados maestros que têm afinidade com o gênero, como é o caso de Júlio Medaglia, que vem de São Paulo especialmente para apresentar Tosca. Medaglia dirigiu as principais orquestras sinfônicas brasileiras, organizou vários festivais de música, escreveu partituras e trilhas sonoras para cinema, teatro e TV. Foi diretor do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e, em 1996, no centenário da morte de Carlos Gomes, produziu, regeu e gravou o CD e vídeo "O Guarani", com a Ópera Nacional da Bulgária. Além de Medaglia, as outras encenações contarão com a participação dos maestros Aldo Hasse, Emanuel Martinez, Osvaldo Colarusso e Roberto de Regina.
A história
Tosca é uma ópera em três atos com libreto de Luigi Illica e Giuseppe Giocosa, sobre o drama homônimo de Victorien Sardou. A primeira apresentação aconteceu em Roma, em 1900. Conta a história de Floria Tosca, noiva do pintor Mario Cavaradossi e fruto da cobiça do Barão Scarpia. Chefe da Polícia, Scarpia acusa Cavaradossi de esconder o fugitivo Angelotti, irmão de Tosca, que havia sido detido por motivos políticos. Cavaradossi sofre torturas e é condenado à morte, mas para salvá-lo Tosca entrega-se a Scarpia, com a promessa de que a execução de seu amado será apenas uma simulação. Tosca assiste a cena da execução e constata logo depois a terrível verdade.
Giacomo Puccini (1858-1924) foi um dos grandes compositores da ópera realista italiana, criada no século XIX por por Vicenzo Bellini e Giuseppe Verdi. Foi o último representante de uma linhagem familiar que durante dois séculos dirigiu musicalmente a catedral de Lucca. Organista, sentiu-se atraído por esse gênero musical e fez sucesso logo com a sua primeira ópera. Suas obras mais populares são "La Bohème" (1896), "Tosca" (1900) e "Madame Butterfly" (1904). Centradas na figura feminina e baseadas em trágicas histórias de amor, suas óperas se caracterizam pela perfeita integração entre texto e música, profunda dramaticidade e melodias românticas.
Serviço:
L’Opera Illustrata – Tosca
Local: Teatro Londrina
Endereço: Memorial de Curitiba (Largo da Ordem – Setor Histórico)
Dta: Terça-feira, 29 de abril
Horário: 19h
Ingressos: R$ 1,00